Tiago Fernandes: “Sporting está a atravessar o melhor momento da sua história"

18 jul, 2022 - 09:00 • Pedro Castro Alves

Antigo treinador dos leões acredita que o clube nunca esteve tão organizado. Daniel Bragança “vai superar a lesão” e Matheus Nunes só sai por 50 milhões de euros. Técnico aguarda por “projeto certo” voltar a trabalhar.

A+ / A-

Tiago Fernandes, antigo treinador do Sporting, onde passou por todos os escalões, acredita que o clube "está a atravessar o melhor momento da sua história”. Os leões foram “sempre um clube instável”, mas isso é algo que “não está a acontecer com Frederico Varandas”.

“Frederico Varandas, Rúben Amorim e Hugo Viana são pessoas que, para o bem do Sporting, espero que continuem lá por muitos anos, porque o clube está estruturado e isso vê-se na equipa principal: disciplina e rigor", começa por dizer, em Bola Branca.

O técnico dá exemplos da organização do clube nas entradas e saídas do plantel: "Saiu Feddal entrou St. Juste, saiu Palhinha entrou Morita, saiu Sarabia entrou Trincão. Isto chama-se organização e visão. O Sporting está preparado para perder qualquer jogador”.

Esta “organização” vai desde a equipa principal até aos escalões de formação, de acordo com Tiago Fernandes. O antigo treinador das camadas jovens dos leões defende que o clube de Alvalade é aquele onde “existe maiores possibilidades de chegar à equipa principal”.

“Só um miúdo que não seja inteligente é que não vê que o Sporting é o futuro para ele ser jogador de futebol, nos outros é muito mais difícil chegar à equipa principal. Se eu hoje tivesse um filho e tivesse propostas dos três grandes, escolhia sempre o Sporting”, sublinha, em entrevista à Renascença.

Matheus Nunes, “um cavalo de alta competição”

Tiago Fernandes não tem dúvidas de que o Sporting vai ter dificuldades em substituir Matheus Nunes. Pode sair “por 50 milhões de euros”, mas abaixo disso, "o clube não deve aceitar”

“O Matheus Nunes é um cavalo de alta competição e que o Sporting vai ter dificuldade em substituir. Ninguém é insubstituível, mas é um grande complemento ao Ugarte”, explica.

“Um médio como o Matheus não é fácil de encontrar. É um cavalo selvagem, que Rúben conseguiu domesticar e pôr a fazer coisas que são impressionantes para um jogador da idade dele”, completa.

Lesão de Bragança é uma “pré-época de seis meses”

Tiago Fernandes treinou Daniel Bragança na formação do Sporting e no Estoril, onde esteve por empréstimo. Revela que o médio “é talvez o jogador mais inteligente” que treinou.

Bragança lesionou-se com gravidade no joelho direito durante um jogo de preparação e tem paragem prevista de seis meses. O técnico revela que o jovem já “passou por momentos difíceis na formação e superou-se sempre”, pelo que “agora vai ser igual”.

“Já lhe disse que vai voltar no momento em que a equipa mais vai precisar dele, nos meses de janeiro e fevereiro, em que há muitos jogos”, diz.

O treinador revela as palavras que deixou ao antigo pupilo, após saber da lesão:

“Vais aproveitar os últimos três ou quatro meses da época para ajudar a equipa a crescer. Pensa positivo. Tens de trabalhar bem. Mentaliza-te que tens de recuperar bem até dezembro, porque ao invés de teres uma pré-época de um mês, tens uma de seis meses. É massacrante, mas tu és forte e tens a tua família e os teus colegas para te apoiarem”, disse ao médio.

Sporting e Porto em vantagem para 2022/23

Numa leitura sobre a próxima época, a menos de um mês para o início da competição, Tiago Fernandes assume que “Sporting e FC Porto partem em vantagem” para a conquista do campeonato.

“O FC Porto teve saídas importantes, o Sporting manteve a mesma espinha dorsal e o Benfica tem muitos jogadores, ainda está muito confuso e nem dá para definir um onze inicial”, elabora.

Mais abaixo na tabela, o técnico aponta Estoril e Famalicão como principais candidatos a “fazer um bom campeonato”.

“Há sempre equipas que têm boas estruturas, como Famalicão, que têm sempre jogadores com talento, mas onde falta o coletivo. O ano passado foi o Gil Vicente. O Estoril também tem conseguido ir buscar um bom lote de jogadores ao mercado”, afirma, completando que “das equipas que subiram, ainda é difícil ter uma opinião concreta”.

À espero do “projeto certo”

Tiago Fernandes está sem clube desde que saiu do Leixões, em 2020. Revela que teve convites “do Chipre, do Kuweit e da Arábia Saudita”, mas assume que o objetivo agora é “continuar em Portugal” e encontrar o seu espaço. Espera pelo “projeto certo”.

“O projeto certo é entrar a ganhar. É estar num contexto ambicioso e que tenha uma equipa e uma estrutura à minha volta que acredite em mim, que me ajude a atingir os objetivos”, conclui.

Tiago Fernandes iniciou a carreira de treinador como adjunto do pai, Manuel Fernandes, no Vitória de Setúbal. Em 2011 entrou na formação do Sporting, onde orientou diversos escalões até 2018, quando orientou a equipa principal durante três jogos (duas vitórias e um empate, frente ao Arsenal), entre a saída de José Peseiro e a entrada de Marcel Keizer.

Depois da saída do clube de Alvalade, o técnico de 40 anos teve passagens pelo Chaves, na I Liga, e por Estoril e Leixões, na segunda divisão.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • josé fernandes
    18 jul, 2022 Guarda 16:25
    Faz bem em fazer campanha a favor do padrinho Varandas, não fosse ele e o seu pai não estaria a mamar 10 mil/mês

Destaques V+