Reportagem nos Aliados

Porto pintado de azul e branco. "Conceição é o Pedroto do meu tempo"

07 mai, 2022 - 22:40 • Sílvio Vieira , Inês Braga Sampaio com Redação

Depois do relvado da Luz, a festa faz-se nas ruas da cidade, dos Aliados até Matosinhos, e terá com epicentro o Estádio do Dragão, quando a equipa chegar já de madrugada. Ouça a reportagem.

A+ / A-
OuvirPausa
"O Sérgio é o Pedroto da minha geração" - A reportagem da festa do Porto nos Aliados

Avenida dos Aliados, Estádio do Dragão e até no Queimódromo. A cidade do Porto está em festa com a conquista do 30.º campeonato do FC Porto, conquistado este sábado após a vitória por 1-0 frente ao Benfica, no Estádio da Luz.

Depois das celebrações no relvado do Estádio da Luz, dos jogadores, equipa técnica e dos cerca de 3.500 adeptos que estiveram nas bancadas, o grande epicentro da festa é no Norte.

Pouco depois do apito final do jogo, que apenas viu a vitória confirmada aos 94 minutos com o golo de Zaidu, centenas de adeptos invadiram o coração da cidade Invicta.

A Avenida dos Aliados, como habitual, é o epicentro das celebrações do FC Porto. Cerca de uma hora depois do apito final, os dragões confirmaram que as celebrações hoje ficariam apenas pelo do Estádio do Dragão, já de madrugada, quando a equipa chegar.

"40 anos disto", uma frase de Frederico Varandas, presidente do Sporting, sobre os anos de presidência de Pinto da Costa e que deu o mote para a festa desta noite, muito entoada pelos adeptos e até com camisolas com a frase inscrita.

Foto: Sílvio Vieira/RR
Foto: Sílvio Vieira/RR
Foto: Sílvio Vieira/RR
Foto: Sílvio Vieira/RR
Foto: Inês Braga Sampaio/RR
Foto: Inês Braga Sampaio/RR
Foto: Violeta Santos Moura/Reuters
Foto: Violeta Santos Moura/Reuters
Foto: Inês Braga Sampaio/RR
Foto: Inês Braga Sampaio/RR
Foto: Inês Braga Sampaio/RR
Foto: Inês Braga Sampaio/RR

"Tem muito significado, é um orgulho ser do Porto, é mais um dia na nossa casa. Já vi o Porto a ganhar tudo. Destaco Conceição, merece o título, é o Pedroto da minha geração. Espero que fique por muitos anos, é o meu desejo", disse um dos adeptos, nos Aliados.

Será na Estádio do Dragão que se fará a festa, junto à Alameda, já com um palco a ser montado no "cogumelo": "Mais uma vez fizemos a festa na casa do rival. Tenho pena que a televisão não tenha dado a festa do nosso 30.º campeonato. Vamos esperar e festejar noite dentro", revelou outro adepto.

Em Matosinhos também se celebra. É dia de encerramento da Queima das Fitas e junto ao Queimódromo também se celebra o título do FC Porto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+