Mais golos, mais vitórias, mais prémios. Os números do FC Porto campeão

07 mai, 2022 - 20:11 • Inês Braga Sampaio

Sabe que jogador teve mais minutos pelo FC Porto? Sabe qual foi o reforço mais caro? Quantos golos marcaram os dragões? A Renascença mostra-lhe as principais estatísticas, tanto coletivas como individuais, do novo campeão nacional.

A+ / A-

O FC Porto sagra-se campeão nacional com o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato.

Além dos 84 golos marcados e 22 sofridos, melhor em ambos os parâmetros do que os rivais, Sporting e Benfica, o FC Porto é a equipa que mais vezes venceu (28) e a que menos perdeu: apenas uma.

Aliás, este FC Porto fez história: completou 58 jogos sem perder no campeonato (série que começara em outubro de 2020), novo recorde histórico. Superou os 56 jogos sem perder do Benfica de 1976 a 1978.

Quanto ao frente a frente, se com o Sporting primou o equilíbrio (dois empates), o FC Porto venceu os dois jogos que disputou com o Benfica, tanto no Dragão (3-1) como na Luz (0-1), na 33.ª jornada.

Estendendo a comparação, o FC Porto foi a equipa que menos perdeu em jogos com os restantes cinco primeiros classificados: somente uma derrota, contra duas do Sporting e cinco do Benfica.

Este foi, também, o FC Porto dos talentos da formação. Diogo Costa conquistou a titularidade na baliza e João Mário como lateral-direito, Vitinha assumiu-se como dono do meio-campo, Fábio Vieira o rei das assistências e Francisco Conceição é o abre-latas de serviço.

O guarda-redes foi mesmo o jogador do FC Porto que mais jogos e minutos fez na I Liga, com 33. Vitinha fez 29 jogos, Vieira 26, João Mário - lesionou-se a meio da época - 27 e Francisco 24. Só Diogo Costa e João Mário não marcaram e todos - menos o guarda-redes - têm assistências para golo. Os quatro mais velhos (Francisco tem 19 anos) vieram da equipa de sub-19 que, em 2018/19, conquistou a Youth League.

Diogo Costa e Vitinha acumularam prémios. O primeiro venceu quatro prémios consecutivos de melhor guarda-redes do mês. O segundo foi três vezes eleito melhor médio e melhor jogador do campeonato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    07 mai, 2022 Paços 22:29
    O Benfica tem que exigir a substituição dos técnicos que colocam as linhas nos fora-de-jogo! São uma autêntica vergonha! A Sport TV está a destruir o futebol português! A Spot TV é neste momento o pior inimigo do futebol português! O Rui Costa tem que perceber que se não alterar a arbitragem em Portugal, não consegue ser campeão? Até pode ter o Messi e o Ronaldo na equipa, com a atual arbitragem não tem hipótese! 2 cm? 2 cm?

Destaques V+