I Liga

Perto do título, recorde de pontos do campeonato está ao alcance do FC Porto

18 abr, 2022 - 15:30 • Redação

Sérgio Conceição pode tornar-se no terceiro treinador do Porto a conquistar a liga sem perder, mas o primeiro a fazê-lo num campeonato a 34 jornadas.

A+ / A-

O FC Porto está a quatro pontos de ser campeão e a sete de fazer história no campeonato, ao superar o recorde de pontos da I Liga.

Com o título muito perto - pode chegar na próxima jornada, caso faça um melhor resultado, contra o Braga, que o Sporting contra o Boavista - o Porto de Sérgio Conceição pode acrescentar à conquista do 30.º campeonato, o recorde de pontos numa temporada.

Com 82 pontos, os mais recentes conquistados após a vitória de sábado, contra o Portimonense, por 7-0, os azuis e brancos apontam aos 88, marca apenas atingida pelo Benfica de Rui Vitória, em 2015/16, e pelo próprio Sérgio Conceição, na conquista do primeiro troféu de campeão nacional ao leme dos dragões, em 2017/18.

Olhando para a missão de bater o recorde, a equipa de Sérgio Conceição pode dar-se ao luxo de vencer apenas os jogos em casa (contra o Vizela e contra o Estoril) e empatar uma das deslocações (a Braga e ao Estádio da Luz), o que permitiria fazer sete pontos, suficiente para ultrapassar o recorde.

Caso vença todos os quatro jogos que restam no calendário da I Liga, o FC Porto terminará a época com 94 pontos.

Este ano, os azuis e brancos já escreveram o nome na história do futebol português, ao alcançar a marca de 57 jogos consecutivos sem perder, na liga. O Porto ultrapassou o Benfica de John Mortimore e esteve 56 jogos sem conhecer o sabor da derrota, entre 1976 e 1978.

O feito de Sérgio Conceição só tem paralelo na europa. Com a vitória de sábado, os lideres igualaram o número de triunfos consecutivos do AC Milan para o campeonato caseiro. Na próxima segunda-feira, frente ao Braga, o Porto tornar-se no clube das seis melhores ligas europeias com o maior número de vitórias consecutivas.

Primeiro campeão invicto a 34 jornadas

Além do recorde de pontos, o Porto tem ao alcance a possibilidade de vencer a liga sem nenhuma derrota, feito já repetido no futebol português.

Acabar a prova sem perder não seria novidade, nem para o futebol português, nem para o Porto, que venceu a competição sem perder duas vezes, com André Villas-Boas, em 2010/11, e com Vítor Pereira, em 2012/13.

Ainda assim, o Porto pode ser a única equipa a conseguir esta proeza num campeonato com 34 equipas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+