Tempo
|

Pedro Correia

À terceira será de vez. "Galeno vai afirmar-se no FC Porto"

17 fev, 2022 - 12:00 • João Paulo Ribeiro com Redação

Pedro Correia, diretor desportivo do Grémio Anápolis, um dos responsáveis pela saída Galeno para Portugal, sustenta que o jogador evoluiu em Braga, no sentido que Sérgio Conceição aprecia.

A+ / A-

Dispensado duas vezes por Sérgio Conceição - a primeira para jogar no Portimonense e a segunda no Rio Ave -, Wenderson Galeno tem uma terceira oportunidade para convencer o treinador do FC Porto e não a vai desperdiçar, aposta Pedro Correia-

O diretor desportivo do Grémio Anápolis, um dos responsáveis pela vinda do jogador para Portugal em 2016, para jogar no Porto B, argumenta que o Galeno que agora regressa ao Porto é um atleta noutro ponto evolutivo e com um perfil que agrada a Sérgio Conceição.

"O Galeno, neste regresso ao FC Porto, irá consolidar o seu futebol e ganhar o seu espaço, ao contrário do que aconteceu na primeira vez que esteve no clube. O Sérgio Conceição é um treinador que valoriza muito a evolução de um jogador e analisa os jogadores em todos os momentos do jogo. O Galeno demonstrava dificuldades na transição defensiva e organização defensiva. O seu rendimento oscilava e colocava em perigo a constância de uma equipa como o Porto, mas no Braga ele evoluiu muito e é, agora, um jogador mais completo. Já vai de encontro ao perfil de jogador que o Sérgio quer", afirma Pedro Correia, em entrevista à Renascença.

Galeno, de 24 anos, chegou ao Porto com 19 e foi grande destaque na equipa B, com 13 golos e seis assistências na época de estreia. Testado por Sérgio Conceição na temporada seguinte, ainda se estreou na equipa principal, mas acabou por ser emprestado ao Portimonense, onde teve passagem sem grande fulgor.

Bem diferente foi a experiência no Rio Ave, também cedido pelo Porto, depois de dispensado por Sérgio Conceição, em que registou nove golos e 10 assistências. O Braga acabou por contratar o brasileiro e em duas épocas e meia tornou-se numa das grandes figuras dos minhotos.

Regressou em janeiro ao FC Porto, a troco de nove milhões de euros, para preencher a vaga deixada em aberto pela saída de Luis Díaz para o Liverpool.

Do Trindade até à Liga Europa

A passagem pelo Grémio Anápolis foi muito breve. O avançado foi descoberto no modesto Trindade de Goiás e Pedro Correia recorda que o talento de Galeno era bem visível.

"O Galeno demonstrava já enorme capacidade a nível ofensivo através da sua explosão, força, velocidade, drible em progressão e até na finalização em curta e média distância", descreve, nestas declarações a Bola Branca.

Galeno na sua primeira passagem pelo FC Porto Foto: Manuel Araújo/Lusa
Galeno na sua primeira passagem pelo FC Porto Foto: Manuel Araújo/Lusa
Galeno, Fede Varela e Rui Costa foram cedidos pelo Porto ao Portimonense Foto: Portimonense SC
Galeno, Fede Varela e Rui Costa foram cedidos pelo Porto ao Portimonense Foto: Portimonense SC
A passagem pelo Rio Ave motivou interesse do Sporting de Braga Foto: DR
A passagem pelo Rio Ave motivou interesse do Sporting de Braga Foto: DR
Evolução com Carlos Carvalhal tornou Galeno um jogador mais completo Foto: Alkis Konstantinidis/Reuters
Evolução com Carlos Carvalhal tornou Galeno um jogador mais completo Foto: Alkis Konstantinidis/Reuters

O que havia para evoluir também estava diagnosticado: "Demonstrava dificuldades no momento defensivo, não reagia à perda de bola, mas percebemos logo que tinha capacidade de aprendizagem, de progressão e podia evoluir".

Do Trindade até ao regresso ao FC Porto passaram seis anos e Galeno volta ao Dragão com outro estatuto e como melhor marcador da Liga Europa.

Uma aventura que leva sete anos

Já Pedro Correia continua à procura de talentos no Brasil. Antigo treinador de Leixões e Farense, chegou ao Grémio Anápolis em 2015 e admite estar a viver, no clube do estado de Goiás, um excelente período da sua carreira profissional.

"Estes anos aqui têm sido uma viagem espetacular. É o projeto de um clube que pretende potenciar jovens, é o segundo maior exportador de jogadores para fora do seu país, só atrás do Fluminense, como a FIFA divulgou através de um relatório. Jogadores como Galeno, Carlos Vinícius, Pedro Henrique, Rodrigo Soares, Kalindi, Júlio César, Sandro Lima, Baiano, Marcelo Goiano, entre tantos outros passaram por aqui", recorda.

O Grémio Anápolis é detido pelo empresário português António Teixeira, que gere a agência Promosport, que representa jogadores e treinadores. António Teixeira foi o agente responsável pela transferência de Galeno para Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+