Tempo
|

Maniche

Conceição vs. Simeone. "ADN vencedor" no duelo decisivo pelos "oitavos" da Champions

07 dez, 2021 - 07:00 • José Barata , com Redação

Maniche jogou no FC Porto e Atlético de Madrid e espera um jogo "intenso e competitivo" no Estádio do Dragão. Ambas as equipas precisam de vencer para seguir em frente na prova.

A+ / A-

FC Porto e Atlético de Madrid decidem, esta terça-feira, a última vaga pelos oitavos de final da Liga dos Campeões. Frente a frente estarão Diego Simeone e Sérgio Conceição, antigos colegas de equipa na Lazio, e dois treinadores com "ADN vencedor", considera Maniche.

O antigo jogador passou pelo FC Porto, onde venceu a Liga dos Campeões, e pelo Atlético de Madrid, entre 2006 e 2009, dois anos antes da chegada do treinador argentino.

Em declarações à Renascença, o ex-jogador dos dois clubes espera um jogo "intenso e competitivo".

"Espero um jogo intenso e competitivo. São duas equipas que gostam de ganhar. Têm esse ADN que os treinadores passam para os jogadores. Vai ser interessante de assistir e um jogo provavelmente muito tático porque estarão frente a frente dois treinadores muito fortes ao nível tático e de estratégia. As equipas têm excelentes jogadores e o jogo será decisivo. Espero que haja golos e que seja um excelente jogo de futebol", começa por dizer.

Frente a frente estão dois treinadores que jogaram juntos, em Itália, na Lazio, na temporada 1999/2000, e venceram juntos a Supertaça Europeia, a Serie A e a Taça de Itália.

Os "colchoneros" estão obrigados a ganhar para seguir em frente, mas o FC Porto também tem de vencer para depender de si próprio para garantir bilhete para os "oitavos". Apesar do caráter decisivo, Maniche não prevê alterações no estilo de jogo portista.

"O FC Porto tem-se apresentado em 4-4-2. Jogar na Champions não é o mesmo que jogar na Liga portuguesa. Haverá outras dinâmicas, responsabilidade e concentração. Mas no resto estará lá tudo que o Porto tem delineado ao longo desta época: um Porto em pressão altíssima com jogadores muito compactos e coesos a não deixar o adversário jogar", prevê.

Do outro lado está o Atlético, que "também é muito compacto e coeso e explora bem as transições ofensivas e os ataques rápidos com os jogadores da frente".

A equipa da capital espanhola tem apenas um central de raiz à disposição e Maniche acha que o Porto pode aproveitar essa fraqueza: "A equipa têm preocupações acrescidas pelo facto de ter apenas um central e o Porto pode aproveitar".

Baixas no Porto também com peso

O Porto também terá várias baixas para o jogo no Dragão. Pepe, Grujic e João Mário não devem recuperar a tempo, e cartas fora do baralho são Matheus Uribe, por castigo, Marcano e Francisco Conceição, ambos por lesão, e Pepê, infetado com Covid-19.

Jogar sem Pepe faz a diferença na dinâmica defensiva do Porto, acredita Maniche.

"A zona central da defesa é crucial, decisiva e tem impacto porque tem de haver uma voz de comando nessa posição. A linha defensiva do FC Porto é muito harmónica com Pepe. E jogar com Pepe não é o mesmo que jogar com Mbemba, Fábio ou mesmo Marcano, que também não pode alinhar. Pepe é um jogador importantíssimo na estratégia do FC Porto como no Atlético de Madrid é Felipe. São jogadores que têm personalidade, caráter e experiência e trazem liderança e sossego à zona defensiva das suas equipas", explica.

O FC Porto-Atlético de Madrid e o AC Milan-Liverpool jogam-se nesta terça-feira, às 20h00, e vão decidir o futuro do clube portista nas provas europeias. Tudo para acompanhar na Renascença, com relato no Dragão e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+