Tempo
|

Mundial 2022

Gonçalo Ramos ganha aposta de Fernando Santos e Portugal está nos quartos de final

06 dez, 2022 - 22:13 • Inês Braga Sampaio , Carlos Calaveiras , Eduardo Soares da Silva

Portugal 6-1 Suíça. O avançado estreou-se a titular, no lugar de Cristiano Ronaldo, e assinou um "hat-trick" e uma assistência. Goleada coroada com golos de Pepe, o segundo mais velho a marcar em Mundiais, Raphael Guerreiro e Rafael Leão. O próximo adversário de Portugal é Marrocos, no sábado, às 15h00. Ouça o relato dos golos.

A+ / A-
Ouça o relato da goleada de Portugal rumo aos "quartos" do Mundial
Ouça o relato da goleada de Portugal rumo aos "quartos" do Mundial

Portugal está nos quartos de final do Mundial 2022, patamar que atinge pela terceira vez na história, depois de golear a Suíça, por 6-1, esta terça-feira. Marcou encontro com Marrocos, que eliminou a Espanha.

A Suíça começou melhor, mas Portugal começou a ganhar ascendente depois dos dez minutos, embora o jogo continuasse equilibrado. Contudo, aos 17 minutos, Gonçalo Ramos desequilibrou a balança.

Surpresa no onze, para o lugar de Cristiano Ronaldo (“opção estratégica”, justificou Fernando Santos, apesar de, no dia anterior, ter admitido que não tinha gostado “mesmo nada” das palavras do capitão quando foi substituído frente à Coreia do Sul), o avançado do Benfica justificou a aposta do selecionador. Recebeu um passe de João Félix na meia esquerda da área, rodou sobre um defesa e lançou um míssil ao poste mais próximo.

O golo abalou os suíços e galvanizou os portugueses. Aos 33 minutos, na sequência de um lance que quase deu autogolo, Bruno Fernandes bateu o canto de forma primorosa para o coração da área e Pepe subiu às alturas para fazer o 2-0 com um grande cabeceamento. O central do FC Porto tornou-se, aos 39 anos, o segundo jogador mais velho a marcar em Mundiais - fica apenas atrás do camaronês Roger Milla, que fez o gosto ao pé aos 42 anos, em 1994.

Entrada esmagadora na segunda parte


Portugal foi para o intervalo a vencer de forma confortável e merecida e, aos seis minutos da segunda parte, Gonçalo Ramos tornou tudo mais fácil com o bis. Diogo Dalot subiu pela direita e tirou um cruzamento rasteiro ao primeiro poste, onde apareceu o avançado a adiantar-se a Comert e a desviar para o fundo das redes.

Cinco minutos depois, Ramos tornou-se assistente. Após jogada simples e eficaz, a estrela da noite desmarcou Raphael Guerreiro na meia esquerda da área e o lateral, na cara de Sommer, temporizou, antes de fazer o 4-0 com um estouro.

Logo depois, o aviso contra o facilitismo e o deslumbramento. Canto na direita para a Suíça, a interceção de Gonçalo Ramos converteu-se num desvio para o segundo poste e aí surgiu Manuel Akanji a encostar para o golo de honra dos helvéticos.

Porém, a reação suíça foi de pouca dura, cortesia de Gonçalo Ramos. Ao minuto 67, Bernardo Silva caçou uma bola solta no meio e adiantou para João Félix, que recuou e, vendo a desmarcação do estreante a titular, entregou-lhe de bandeja. O avançado do Benfica recebeu orientado e, frente a frente com Sommer, picou com classe para o quinto golo de Portugal e o terceiro da conta pessoal.

Poupanças e um dos golos do Mundial


Cristiano Ronaldo, que entrou em campo aos 74 minutos, para o lugar do herói da noite, ainda meteu a bola na baliza, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

O selecionador ainda aproveitou os minutos finais para poupar Bruno Fernandes e João Félix, que perderiam o próximo jogo se vissem um cartão amarelo.

Já nos descontos, Rafael Leão assinou o golo da noite e um dos melhores do torneio. Recebeu no corredor esquerdo, partiu os rins a Xhaka ao puxar para o meio e atirou de bandeira, ao poste contrário, indefensável apesar do voo de Sommer.

O resultado não mais se alterou e Fernando Santos tornou-se o primeiro treinador português de sempre a atingir os quartos de final de um Campeonato do Mundo. Quando Portugal chegou a esta fase em 2006 e 1966, era orientado pelos brasileiros Otto Glória e Luiz Felipe Scolari, respetivamente.

Portugal está nos quartos de final do Mundial 2022, com encontro marcado com Marrocos, no sábado, às 15h00, no Estádio Thumama.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+