Mundial 2022

Portugal perde com a Coreia do Sul, mas termina grupo em primeiro

02 dez, 2022 - 10:00 • Inês Braga Sampaio , Carlos Calaveiras , Eduardo Soares da Silva

Portugal 1-2 Coreia do Sul. Derrota no último jogo da fase de grupos não tira à seleção nacional a liderança do grupo H e consequente dia extra de descanso antes dos oitavos de final. Recorde os melhores momentos do encontro.

A+ / A-
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

Veja mais:


Portugal perdeu com a Coreia do Sul, treinada por Paulo Bento (que assistiu ao jogo da bancada), por 2-1, na terceira e última jornada da fase de grupos do Mundial 2022. No entanto, segurou o primeiro lugar do grupo H e terá mais um dia de descanso antes dos oitavos de final.

Com várias mudanças no onze em relação ao jogo anterior - entraram Diogo Dalot, António Silva (o mais jovem português de sempre a jogar num Mundial), Matheus Nunes, Vitinha, João Mário e Ricardo Horta -, a seleção nacional entrou forte em campo e abriu o marcador logo aos cinco minutos.

Pepe lançou a corrida de Diogo Dalot na direita, o lateral, primeira vez titular no Qatar, recebeu orientado e partiu para cima de um adversário. Tirou-o da frente com um toque de pé esquerdo, ganhou a linha final e, com o pé direito, cruzou rasteiro, atrasado, para a entrada de Ricardo Horta ao primeiro poste. O avançado adiantou-se aos defesas e, com um remate de primeira, tornou-se o primeiro jogador de sempre do Sporting de Braga a marcar num Campeonato do Mundo.

Portugal baixou as linhas e a Coreia do Sul, que jogava pela vida, começou a pressionar. Aos 17 minutos, na sequência de um canto, e após uma grande defesa de Diogo Costa, Jun-su Kim meteu a bola na baliza portuguesa. Porém, o golo foi invalidado por fora de jogo.

A ameaça estava feita e, dez minutos depois, em novo canto, a bola ressaltou nas costas de Cristiano Ronaldo e foi ter aos pés de Young-gwon Kim, que, perante um Diogo Costa desamparado, atirou para o empate.

Antes do intervalo, Ronaldo foi a tempo de falhar um golo de baliza aberta, depois de um remate perigoso de Vitinha e defesa incompleta do guarda-redes sul-coreano. No ressalto, o cabeceamento do capitão saiu para o lado contrário ao alvo.

O jogo chegou ao intervalo empatado. No outro encontro do grupo, o Uruguai vencia o Gana e ganhava vantagem na corrida aos oitavos de final.

Mais um "caso Cristiano Ronaldo"


O próximo grande acontecimento do Portugal-Coreia do Sul não foi um lance. Cristiano Ronaldo foi substituído aos 65 minutos e, ao sair de campo, percebe-se pelos movimentos labiais que disse "estás com muita pressa para me tirar do campo", juntamente com dois expletivos. Palavras que pareciam dirigidas a Fernando Santos, algo que o capitão e o selecionador desmentiram no final da partida.

A Coreia do Sul continuou a crescer e, ao minuto 70, pediu grande penalidade. Heung-min Son cruzou dentro da área contra João Cancelo e queixou-se de mão na bola. O árbitro nada assinalou, decisão que o VAR Bola Branca aplaude, pois diz que a bola bateu no arco costal do defesa português.

A equipa de Paulo Bento, que precisava de mais um golo para se apurar, insistia cada vez mais com cada minuto que passava. Aos 91 minutos, teve, enfim, o prémio por que tanto lutava. Na sequência de um pontapé de canto a favor de Portugal, Heung-min Son pegou na segunda bola e disparou campo acima rumo à baliza de Diogo Costa. À entrada da área, filtrou um grande passe para Hee-chan Hwang, que apareceu na cara do guarda-redes a desviar para o golo que deu a vitória à Coreia do Sul.

Festa no relvado com "delay"


Depois do apito final, os sul-coreanos ainda tiveram de esperar cerca de dez minutos para saber se estavam apurados para os oitavos de final. O Uruguai vencia o Gana por 2-0 e um golo inverteria a classificação a favor dos sul-americanos. Esgotados os dez minutos de descontos no outro jogo do grupo H, o resultado manteve-se e, no Estádio Education City, adeptos e seleção da Coreia do Sul explodiram de alegria.

A seleção nacional também não se pode queixar: apesar da derrota, garantiu o primeiro lugar do grupo e, com isso, mais um dia de descanso. Volta a jogar contra Brasil, Camarões, Suíça ou Sérvia, nos oitavos de final do Mundial 2022, no dia 6 de dezembro, próxima terça-feira.

Esta é a terceira vez na história que Portugal termina a fase de grupos do Mundial no primeiro lugar. Nas vezes anteriores, em 1966 e 2006, chegou às meias-finais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+