31 dez, 2024 - 08:19 • Inês Braga Sampaio
Se já sabe a que vai dedicar 11 passas mas quer guardar a 12.ª para um qualquer evento desportivo e não sabe qual, quando ou onde, nada tema. A Renascença preparou um calendário dos maiores eventos desportivos de 2025 para si.
Entre futebol, hóquei em patins, futsal, ciclismo e muitos outros desportos, aqui estão as principais competições para manter debaixo de olho no próximo ano. Pode ficar descansado: a última passa não será para engolir só porque sim.
Logo a abrir o ano, poderá acompanhar a Final Four da Taça da Liga, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. As meias-finais opõem o Sporting ao FC Porto, e o Benfica ao vencedor da última edição, o Sporting de Braga. O finalista vencido de 2024, o Estoril Praia, já foi eliminado. A final será no dia 11 de janeiro, um sábado.
Quem sucederá à bielorrussa Aryna Sabalenka e ao italiano Jannik Sinner, os atuais números 1 do ténis mundial, no primeiro torneio do Grand Slam da temporada? Serão eles próprios? Serão outros? E como se darão os portugueses, em especial Nuno Borges, que em 2024 chegou à quarta ronda? A ação começa na terceira semana de janeiro.
Portugal é uma das 32 equipas apuradas para o Campeonato do Mundo, que decorrerá na Croácia, na Dinamarca e na Noruega. A equipa de Paulo Jorge Pereira terminou a prova na 13.ª posição, na última edição, e espera repetir o brilharete, que na altura lhe garantiu o apuramento para o torneio de qualificação olímpica.
23 de janeiro: Início do Mundial de Ralis
23 a 25 de janeiro: Winter X Games (jogos radicais de inverno), em Aspen, EUA
9 de fevereiro: Super Bowl, em Nova Orleães
12 a 16 de fevereiro: Europeus de ciclismo de pista, em Heusden-Zolder, Bélgica
Sétima temporada na categoria rainha para Miguel Oliveira, que, depois de dois anos na Trackhouse Racing e vários problemas com lesões, assinou pela Prima Pramac, equipa de fábrica da Yamaha. O piloto português subirá ao asfalto, no Grande Prémio da Tailândia, já com 30 anos de idade, mas não perde o sonho de ser campeão do mundo - título atualmente na posse do espanhol Jorge Martín.
6 a 9 de março: Europeus de atletismo em pista coberta, em Apeldoorn, Países Baixos
O Benfica venceu a última edição, com uma vitória, por 1-0, sobre o Sporting, na final. Águias e leoas mantêm-se em prova esta época, nos quartos de final, juntamente com Damaiense, SC Braga, Marítimo, Racing Power, Torreense e Valadares Gaia.
A época da prova rainha de carros começa com o Grande Prémio da Austrália, em Melbourne, e dura até 7 de dezembro, data da última corrida, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Será que o neerlandês Max Verstappen vai converter o "tetra" em "penta"? Ou será desta que o piloto da Red Bull é destronado? Ele já avisou que o carro tem de melhorar. E esta época tem uma grande novidade: o britânico Lewis Hamilton passa para a Ferrari. Serão 24 fins de semana de festa, um pouco por todo o mundo.
21 a 23 de março: Mundiais de atletismo em pista coberta, em Nanjing, China
27 de abril: Final da Liga dos Campeões feminina de hóquei em patins
5 a 11 de maio: Volta a Espanha feminina em bicicleta
Sem o português João Almeida, que vai ao Tour e à Vuelta, e sem o vigente campeão, o esloveno Tadej Pogacar, quem conquistará a camisola rosa? O compatriota Primoz Roglic, vencedor em 2023, é um dos principais candidatos.
11 de maio: Final da Liga dos Campeões de hóquei em patins
O Benfica persegue o pentacampeonato, ao passo que os rivais tentam cortar a série pelo "tetra". São as encarnadas que estão na liderança, ao fim de dez jornadas, com quatro pontos sobre Braga e cinco sobre Sporting, mas ainda tudo pode mudar. Quem será o novo campeão nacional?
O Mundial de Ralis volta a passar por Portugal, para grandes momentos que ficam bem ao vivo e na foto: aquela curva apertada, a derrapagem que cobriu as árvores de terra, o salto que faz o público soltar "oh's" e "ah's". É a quinta etapa do Mundial mais extenso desde 2008, com 14 provas em quatro continentes.
Saiu Rúben Amorim, mas ficou Viktor Gyökeres e entrou Rui Borges, para a tentativa de revalidação do título do Sporting - seria o primeiro bicampeonato dos leões desde os anos 50. O FC Porto de Vítor Bruno e o Benfica de Bruno Lage tentam evitar o "bis", num campeonato que, até agora, tem sido uma luta renhida entre os três grandes.
É desde já garantido que um de Benfica e Sporting - ou ambos - não será o próximo vencedor da Taça de Portugal, visto que se defrontarão nos quartos de final, caso passem os respetivos adversários até lá. E para as encarnadas, a quarta eliminatória é uma repetição da final da temporada passada, em que derrotaram o Racing Power, portanto também já é sabido que não haverá reedição do jogo decisivo.
O Estádio de San Mamés, em Espanha, casa do Athletic Bilbau, é o palco da final da Liga Europa, que FC Porto e Sporting de Braga tentarão vencer. Não será fácil, contudo, visto que os tubarões abundam.
O maior jogo do futebol europeu de clubes, no feminino, está de volta, 11 anos depois da final disputada no Restelo, em 2014. Desde então, muito mudou, muito evoluiu, e Portugal poderá ver, no relvado de Alvalade, duas das melhores equipas do mundo.
Tricampeão da "prova rainha", o FC Porto caiu na quarta eliminatória, o que abre espaço a um novo campeão desde 2021. Sporting, Braga e Benfica continuam em competição, no entanto, se há algo pelo qual a Taça é famosa, é pelos "tomba-gigantes", pelo que nem os mais pequenos podem ser riscados da lista de candidatos.
O primeiro Roland Garros da era pós Nadal: supercampeão da terra batida, vencedor 14 Opens de França, retirou-se do ténis este ano. Nas mulheres, teremos luta de titãs entre Iga Swiatek e Aryna Sabalenka ou voltará a haver uma finalista surpresa?
26 de maio: Indy 500, em Indianápolis, EUA
26 a 31 de maio: Europeus de ginástica artística, em Leipzig, Alemanha
O Estádio Wroclaw, na Polónia, recebe a final da terceira prova da UEFA, em que o Vitória de Guimarães almeja estar. Com novo treinador, Daniel Sousa, que sucedeu a Rui Borges, os vitorianos tentarão dar continuidade à grande campanha europeia, depois de terem sido a segunda melhor equipa da fase de liga - e que só apanham o "bicho papão" da prova, o Chelsea, na final.
O jogo dos milhões disputa-se na Allianz Arena, em Munique, capital da Alemanha. Sporting e Benfica espreitam uma gracinha. Em 2024, o campeão foi o Real Madrid. Embora sejam eternos candidatos, que mais não seja por serem recordistas de títulos, com 15, os "merengues" têm competição pesada - ou não fosse a Champions a casa das melhores equipas da Europa.
5 a 22 de junho: Finais da NBA, de basquetebol
Portugal está apurado para os quartos de final e tentará marcar presença na final a quatro da Liga das Nações pela primeira vez desde que venceu a edição inaugural da prova, em 2019. Para lá chegar, terá de ultrapassar a Dinamarca. Os outros duelos dos "quartos" são: Países Baixos-Espanha, Croácia-França e Itália-Alemanha.
Venha mais uma tentativa de tentar conquistar um Euro sub-21 para Rui Jorge, agora na Eslováquia. Sem jogadores dos grandes (estarão no Mundial de Clubes), Portugal tentará fazer o que ainda não conseguiu sob a batuta do antigo lateral, que assumiu o comando em 2011. Entretanto, já vão duas finais perdidas, em 2015 e 2021 - será que à terceira é de vez?
14 de junho: Grande Final do United Rugby Championship
14 a 15 de junho: 24 Horas de Le Mans, em Le Mans, França
FC Porto e Benfica integram o novo formato do Mundial de Clubes, que transita para o verão e passa a ter 32 equipas, uma fase de grupos e "mata-mata" até à final, qual Campeonato do Mundo de seleções. Até o anfitrião é o mesmo: os Estados Unidos poderão provar, em 2025, que têm o que é preciso para organizar o maior torneio desportivo do planeta em 2027.
30 de junho a 13 de junho: Wimbledon
A festa do futebol feminino europeu faz-se, pela terceira vez na história - e todas seguidas -, com Portugal. Inserida num grupo com Espanha (campeã do mundo), Itália e Bélgica, seleção nacional tentará quebrar a próxima barreira: chegar aos quartos de final de uma grande competição, algo que nunca conseguiu. Na Suíça, além da luta portuguesa, haverá grande curiosidade para saber se a Inglaterra fará o "bis" ou se haverá nova campeã da Europa.
João Almeida deixa o Giro na gaveta para voltar a participar na mais conceituada prova de ciclismo do mundo, o Tour de France (e, depois, na Vuelta). Em 2024, a trabalhar para Pogacar, que conquistou a camisola amarela, o ciclista da UAE Team Emirates terminou no quarto lugar da geral, o segundo melhor resultado português da história na Volta a França. Conseguirá o "Pantera", como lhe chamam, fazer melhor ainda?
26 de julho a 3 de agosto: Volta a França feminina em bicicleta
Os Mundiais de Natação de 2024, em Doha, foram sinónimo de história para Portugal, com um bronze de Angélica André, nos 10 quilómetros em águas abertas, e dois ouros de Diogo Ribeiro, nos 50 e 100 metros mariposa. Em Singapura (que substituiu Kazan, na Rússia, como anfitriã, devido à guerra na Ucrânia), já não haverá Jogos Olímpicos à porta, o que pode significar a participação dos melhores dos melhores da piscina e, consequentemente, prejudicar os nadadores portugueses. Por outro lado, Ribeiro poderá encontrar combustível na vontade de "desforra" pela prestação dececionante em Paris 2024.
7 a 17 de agosto: World Skate Games, em Chengdu, China
13 de agosto: Supertaça Europeia, em Udine, Itália
Mais uma oportunidade de medalhas para a canoagem portuguesa, que no último Mundial levou sete para casa, duas delas de ouro, ambas para Messias Baptista: uma em K1 200 metros, a solo, e outra com Teresa Portela, em XK2 500m. Além disso, Fernando Pimenta quererá "desforrar-se" das duas pratas no Uzbequistão, e da prestação dececionante nos Jogos Olímpicos, com vitórias em Milão.
22 de agosto a 27 de setembro: Mundial de Râguebi feminino
Mais uma Grande Volta com participação de João Almeida, que no ano passado foi obrigado a desistir devido à Covid-19 e, agora, entrará com "fome" de mostrar o que vale. Resta perceber quem serão os seus concorrentes à camisola vermelha.
25 de agosto a 7 de setembro: US Open
27 de agosto a 14 de setembro: EuroBasket, de basquetebol
28 a 31 de agosto: Mundiais de ciclismo paralímpico de estrada, em Ronse, Bélgica
Portugal levou cinco medalhas da última edição, incluindo um ouro para Fernando Pimenta e José Ramalho, em K2. A edição de 2025, em Gyor, também é promissora para os canoístas portugueses.
O Estádio Olímpico de Tóquio, no Japão, volta a receber os melhores atletas do planeta, agora para os Mundiais ao ar livre. Os portugueses tentarão brilhar tanto como as estrelas mas radiosas.
19 a 21 de setembro: Laver Cup, de ténis, em São Francisco
21 a 27 de setembro: Mundiais de natação paralímpica, em Singapura, Singapura
Kigali, no Ruanda, traça a pista para o novo vencedor da camisola arco-íris. Tadej Pogacar, na prova de estrada, e o belga Remco Evenepoel, no contrarrelógio, são os alvos a abater. Portugal tentará ter novamente um campeão do mundo, depois do brilharete de Rui Costa em 2013.
26 a 28 de setembro: Ryder Cup, de golfe, em Nova Iorque, EUA
26 de setembro a 5 de outubro: Mundiais de atletismo paralímpico, em Nova Deli, Índia
27 de setembro a 19 de outubro: Mundial sub-20, no Chile
19 a 25 de outubro: Mundiais de ginástica artística, em Jacarta, Indonésia
Iúri Leitão, campeão do mundo e prata olímpica no omnium, e os gémeos Oliveira, Rui e Ivo, mais Maria Martins, geram expectativas de um Mundial de pista de sucesso, em Santiago, no Chile. Especialmente depois de a edição de 2024, ainda na "ressaca" do ouro de Iúri e Rui no madison em Paris 2024, não ter gerado frutos. Conseguirá a seleção nacional triunfar de novo?
Outubro, novembro: World Series de beisebol, Final 8 da Billie Jean King Cup
1 a 8 de novembro: WTA Finals, em Riade, Arábia Saudita
Os reis das motas estão de regresso ao Autódromo Internacional do Algarve. Sendo esta a penúltima etapa do Mundial, Portimão pode ser palco de todas as decisões. Miguel Oliveira tentará repetir a vitória de 2020, cinco anos depois.
9 a 16 de novembro: ATP Finals, em Turim, Itália
16 de novembro: Termina o Mundial de MotoGP, com o GP de Valência, em Espanha
18 a 23 de novembro: Final 8 da Davis Cup
Pela primeira vez na história, e 36 anos depois dos homens, as mulheres vão poder disputar um Mundial de futsal. Será nas Filipinas e terá 16 seleções, divididas em quatro grupos de quatro - Portugal tentará estar entre elas e, quiçá, sagrar-se o primeiro campeão do mundo de futsal feminino de sempre.
Quem sucederá à Espanha? As campeãs do mundo conquistaram a primeira edição da Liga das Nações, mas conseguirão repetir o feito? No grupo da "Roja" está Portugal, assim como a campeã da Europa, Inglaterra, e a Bélgica. Há muitos cães para este osso.
27 de novembro a 14 de dezembro: Mundial feminino de andebol
30 de novembro: Termina o Mundial de Ralis
7 de dezembro: Termina o Mundial de Fórmula 1, com o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos
14 de dezembro: Europeu de Cross Country de atletismo, em Lagoa, Portugal
21 de dezembro a 18 de janeiro: Taça das Nações Africanas, em Marrocos