Siga-nos no Whatsapp

Começa a NBA. Neemias Queta embarca rumo ao bicampeonato

22 out, 2024 - 18:00 • Inês Braga Sampaio , Eduardo Soares da Silva

O melhor e mais famoso campeonato de basquetebol do mundo arranca esta madrugada com dois jogos: Boston Celtics-New York Knicks e Los Angeles Lakers-Minnesota Timberwolves.

A+ / A-

A NBA está de volta. Esta madrugada, os Boston Celtics iniciam a defesa do título e no "court" poderá estar Neemias Queta, o poste português que a cada passada e a cada chiar da sapatilha na madeira envernizada escreve mais uma página de história.

Neemias, de 25 anos, já se tornou o primeiro português a jogar na NBA, a disputar os "play-offs", a ganhar o anel. Agora, o sonho é o bicampeonato. Jaylen Brown e Jayson Tatum lideram um plantel apetrechado, com estrelas como Jrue Holiday, Kristaps Porzingis e Derrick White a ajudar, além de Queta, que esta temporada espera ter mais oportunidades. A renovação já foi um voto de confiança.

O rol de rivais, porém, é garantia de mais uma época de grande emoção.

Os New York Knicks não são campeões desde 1973, mas esta época "cheira" a oportunidade. A contratação de Karl-Anthony Towns é um sinal para os adversários, quando adicionado a um "roster" com Jalen Brunson, Mikal Bridges e Josh Hart, apesar da saída de Dante DiVincenzo para os Minnesota Timberwolves.

É, precisamente, frente aos Knicks, e em casa, que os Celtics iniciam a defesa do título, a partir das 00h30 de quarta-feira.

Em Los Angeles, um dos principal atrações é a dupla James-James. LeBron e o filho Bronny tentarão demover os detratores e provar que, mais que um "nepo baby" ("bebé do nepotismo"), o filho mais velho de "King James" é merecedor de um lugar num dos principais "franchises" da NBA.

Em Dallas, agora sem Mark Cuban a mandar, os Mavericks juntaram Klay Thompson a Luka Doncic e Kyrie Irving, e tentarão "vingar-se" da derrota na Final da temporada passada. O esloveno, um dos melhores jogadores do mundo, também procurará conquistar o primeiro título de MVP da carreira.

Esse epíteto, por agora, está nas mãos de Nikola Jovic. Já vão três, dois deles de forma consecutiva, e o sérvio, de alcunha "The Joker", não quererá cedê-lo. Por outro lado, os Denver Nuggets perderam, na última época, o título conquistado na anterior e o objetivo passará por recuperá-lo.

Há, também, um grande ponto de interrogação em Memphis. Podem os Grizzlies ser candidatos com o regresso de Ja Morant?

O base de 25 anos acabou por fazer apenas nove jogos na época passada depois de suspensões polémicas e lesões que afastaram Morant dos "courts" e os Grizzlies da luta por algo mais. Ficaram, até, fora dos "play-offs".

Uma das equipas mais acarinhadas e mediáticas da NBA nos últimos anos continuam a ser os Golden State Warriors, que arrancam oficialmente uma nova era com o fim dos "Splash Brothers" após a saída de Klay Thompson.

Stephen Curry é garantia de números individuais, mas há muitas dúvidas em relação à capacidade da equipa de Steve Kerr conseguir, novamente, competir. Os Warriors foram campeões em 2015, 2017, 2018 e 2022, perdendo mais duas finais.

A partir desta madrugada, acabam os exercícios de especulação e as previsões quando as estrelas da NBA voltarem ao "court" e arrancarem, oficialmente, a temporada 2024/25.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+