21 nov, 2024 - 18:49 • Inês Braga Sampaio
Ao mesmo tempo que Manchester se apetrecha e faz as malas para a estreia de Rúben Amorim como treinador do United, a vida na localidade que vai receber os novos "red devils" continua calma - e fria, como que a garantir que nada que venha do "inferno" do Norte de Inglaterra a afeta. O único nome que passa de boca em boca e que os adeptos do futebol português reconhecerão não é o de Amorim, mas sim o de Sir Bobby Robson.
São cantos opostos de Inglaterra: Manchester no noroeste e Ipswich no sudeste. A viagem faz-se em várias horas.
Os adeptos do United que comprem bilhete para o jogo de domingo passarão pelas várias estátuas que ladeiam Portman Road, uma delas a de Bobby Robson. Treinador do Sporting no início dos anos 90, e bicampeão nacional pelo FC Porto, o inglês, que morreu em 2009, aos 76 anos, é uma lenda do Ipswich Town.
Futebol internacional
A dias da estreia de Ruben Amorim como novo treina(...)
David, um dos adeptos que a Renascença encontra quando visita o estádio que batizará a estreia de Rúben Amorim na Premier League, explica a aura em torno do antigo selecionador inglês.
"É uma lenda, foi campeão e ganhou a Taça UEFA com o Ipswich, antes de ir treinar a seleção inglesa", comenta.
A conquista da Taça UEFA, em 1981, é ainda o maior marco da história do Ipswich Town. Nesse ano, os "tractor boys" foram vice-campeões ingleses. Também venceram a Taça de Inglaterra. Isto, antes de Robson ser levado para Wembley pelos ventos da seleção nacional.
"Temos dois treinadores que foram roubados por Inglaterra e Bobby Robson é um deles", comenta. O outro foi Alf Ramsey, que se sagrou campeão inglês com o Ipswich em 1962 e, quatro anos depois, ganhou o Mundial com a Inglaterra.
Connor Roberts, jornalista da BBC, sublinha, em declarações a Bola Branca, que "quando falamos do Ipswich Town, falamos de Sir Bobby Robson".
"Levou o Town à vitória da Taça UEFA e da FA Cup, antes de treinar Inglaterra e o gigante europeu Barcelona. Foi treinador do Ipswich de 1969 a 1982 e é várias vezes visto como o melhor treinador de sempre deles, juntamente com Alf Ramsey", refere.
São os dois nomes que vêm à baila em qualquer pesquisa sobre o Ipswich Town.
Ramsey e Robson têm estátuas na ruas que circundam Portman Road, ambos "imortalizados em bronze", diz Roberts, cada um a olhar para a bancada do estádio com o seu nome.
Quando a Renascença lá chega, um senhor dos seus 70 anos está a tirar uma foto com a estátua de Ramsey. Refere, quando interpelado sobre as duas figuras históricas do clube, que era vizinho de "Bobby" - como muitos chamam a Robson de forma carinhosa -, mas rejeita a entrevista.
Liam, um jovem adepto vestido a rigor que por lá passa poucos minutos depois, garante que a estátua de Bobby Robson recebe a mesma atenção. Não fosse o antigo treinador de Sporting e Porto uma das maiores lendas do Ipswich Town.
"Mesmo depois de ele ter saído, e até hoje em dia, as pessoas admiram-no e dizem que ele era um grande treinador. Sempre que venho ver um jogo, há pessoas a tirar fotos com a estátua dele, porque ele era uma grande parte do clube e ainda é", assinala.
Futebol internacional
O novo treinador do Manchester United vai finalmen(...)
Para Tom, outro adepto que aceita falar com Bola Branca, nas imediações do estádio, é muito claro: não haveria Ipswich Town na Premier League, agora, ao fim de 22 anos, se nos anos 80 não tivesse havido Bobby Robson.
"É um dos homens mais vitais que alguma vez puseram os pés neste clube. É a razão por que estamos onde estamos hoje e se não fosse por ele não estaríamos aqui", declara.
Simon Milton, antigo jogador do Ipswich Town e atual embaixador do clube, explica, em entrevista à Renascença, que a história de Bobby Robson ainda hoje é transmitida aos jogadores que chegam ao clube.
"O trabalho que o Bobby Robson fez no Ipswich Town é sentido por todos os jogadores que chegam, em qualquer altura. A história deste clube é tão boa, devido ao trabalho dele: venceu a Taça UEFA, a Taça de Inglaterra, esteve sempre nas primeiras posições do campeonato. Estamos todos cientes disso", vinca.
O nome de Bobby Robson é amplamente conhecido em Portugal, pelo que conquistou - iniciou o "penta" do FC Porto -, mas também por ter lançado dois jovens treinadores que viriam, também eles, a alcançar a glória europeia, ambos pelos dragões: José Mourinho e André Villas-Boas.
Manchester United
Em entrevista ao site dos "red devils", o técnico (...)
Villas-Boas deparou-se, um dia, num elevador com o então treinador do Porto e explicou-lhe, em detalhe, por que razão Domingos Paciência devia ser titular - e foi contratado. Mourinho foi aprendiz de Robson nas Antas e no Barcelona, bem antes de se tornar o "Special One".
Sobre esse epíteto, o jornalista Connor Roberts deixa uma garantia: "Para os adeptos do Ipswich Town, Sir Bobby é o primeiro e único 'Special One'."
É a um Portman Road vestido de azul e branco e com o rosto de Sir Bobby Robson espalhado por toda a parte que Rúben Amorim chegará, no domingo, para a estreia como treinador do Manchester United. Talvez até se cruze com a estátua de bronze de um dos seus antecessores no Sporting.