Siga-nos no Whatsapp

Dar 11 voltas à Terra ou contratar Mbappé? Os números que encarecem o reforço a "custo zero" do Real Madrid

16 jul, 2024 - 17:30 • Inês Braga Sampaio

Quinze milhões de euros de salário por época, 150 milhões de prémios de assinatura, muitos contratos publicitários e camisolas com preço inflacionado. Mas afinal, quanto custa esta transferência "gratuita" de Kylian Mbappé para o gigante espanhol?

A+ / A-

O Real Madrid não deu um tostão ao Paris Saint-Germain por Kylian Mbappé,mas isso não quer dizer que não tenha tido de esvaziar os bolsos para contratá-lo.

O internacional francês vai, segundo o jornal "Marca", auferir 15 milhões de euros líquidos por época. Bem longe dos 75 milhões que recebia no PSG, valor que seria impossível em Espanha devido ao teto salarial que a La Liga impõe. Para contornar isso, o Real Madrid também vai, de acordo com a ESPN, pagar a Mbappé um prémio de assinatura de 150 milhões de euros, a distribuir pelos cinco anos de contrato.

Ao todo, são 75 milhões mais 150 milhões de euros, o que dá um total de 225 milhões de euros ao longo de cinco temporadas. Isto dá cerca de 865 mil euros por semana, ou seja, 124 mil por dia e pouco mais de cinco mil euros por hora. Se quisermos ir ao maior dos detalhes, são 85 euros por minuto e 1,43 por segundo.

Para se perceber o que são 225 milhões de euros em cinco anos, a Renascença foi buscar algumas comparações, umas mais inusitadas que outras.

Mbappé também conseguiu garantir que continuará a receber a totalidade dos direitos de imagem de contratos publicitários que tenha fechado antes de se juntar ao Real Madrid e 80% daqueles que assine "a posteriori". Diz a "Forbes" que o avançado, de 25 anos, recebe cerca de 30 milhões de euros por ano por dar a cara às várias marcas que representa, entre as quais a Nike e a Hublot.

O esforço financeiro do Real Madrid para contratar Mbappé já está a dar frutos. Logo no primeiro dia em que a camisola do francês foi colocada à venda, foram vendidas mais de sete mil unidades - mais 450% que Jude Bellingham, na última época, segundo o "Chiringuito" -, o que resultou num encaixe de 800 mil euros. A procura foi tal que o clube ficou sem mãos a medir e o "stock" online ficou esgotado.

Ciente de que a camisola de Mbappé bateria recorde de vendas, o Real Madrid subiu-lhe o preço, em comparação com as restantes. Ao passo que a versão mais cara do "5" de Bellingham, manga comprida "authentic", está a 160 euros, a do "9" de Mbappé foi colocada à venda a 180. São 20 euros de diferença.

Kylian Mbappé foi apresentado como novo jogador do Real Madrid esta terça-feira. Estiveram mais de 80 mil pessoas no Santiago Bernabéu para assistir a uma cerimónia muito parecida com a de Cristiano Ronaldo, 15 anos antes.

Número 9, beijo no escudo, mãos na anca e "Hala Madrid". Mbappé apresentado com o mesmo guião de Cristiano Ronaldo
Número 9, beijo no escudo, mãos na anca e "Hala Madrid". Mbappé apresentado com o mesmo guião de Cristiano Ronaldo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+