Tempo
|

Toni Conceição quer vencer a CAN e levar os Camarões ao Mundial

27 dez, 2021 - 10:45 • Carlos Dias

Treinador português sabe que os objetivos estão bem definidos para o seu trabalho na seleção dos Camarões e que o seu futuro vai ficar definido no primeiros três meses de 2022.

A+ / A-

O treinador português Toni Conceição quer vencer a Taça das Nações Africanas (CAN) com a seleção dos Camarões e quer carimbar a presença na fase final do Mundial 2022, do Qatar.

Aos 60 anos, o técnico português entra no terceiro ano à frente da seleção dos Camarões e sente que está a chegar o momento das grandes decisões na seleção.

“Só tenho um caminho que é ganhar. Chegar à final da CAN e ganhar e apurar a equipa para o Mundial 2022 são os dois objetivos claros que estão em cima da mesa”, refere o treinador português numa entrevista a Bola Branca.

A CAN realiza-se precisamente nos Camarões, entre 9 de janeiro e 6 de fevereiro de 2022. Logo a seguir, no final do mês de março, realiza-se o "play-off" de apuramento do Mundial do Qatar. Toni Conceição assume que os próximos três meses devem decidir o seu futuro na seleção.

“Quando fui contratado deram-me liberdade para tomar as decisões técnicas e definiram os objetivos. Sei o que me espera, é ganhar ou ganhar. Se a CAN não correr bem e o "play-off" também não correr bem, o mais certo é chegarmos ao final de março e cada uma das partes seguir o seu caminho”, admite Toni Conceição, num discuro confiante mas também realista.

Clubes europeus dificultam CAN

Na contagerm decrescente para a CAN, os clubes europeus questionam a ausência de protocolos Covid-19 para a competição africana.

Toni Conceição lembra que “uma prova destas tem de contar com os melhores jogadores senão estaremos a adulterar a verdade desportiva. Esta é uma prova que serve de promoção do futebol africano e dos seus jogadores. Agora também entendo o posicionamento dos clubes europeus, porque estamos numa fase da época muito importante e não querem ficar sem os jogadores para lá do periodo da CAN, devido à possiveis infeções e quarentenas”.

Neste seu trabalho, iniciado em 2019, numa das seleções mais conceitudas do futebol africano, António Conceição começou por deparar-se com muitas lacunas organizativas, que foi conseguindo ultrapassar:

“Os jogadores que estão em clubes europeus sabem a realidade africana, eles próprios me transmitiram que era muito dificil mudar a organização e o planeamento. Nós, com alguma sensibilidade e serenidade já conseguimos mudar algumas coisas. Já conseguimos dar condições que permitem aos jogadores estarem com conforto na seleção. Hoje os jogadores reconhecem que já houve uma evolução, mas ainda não estamos ao nível da Europa", reconhece.

Toni Conceição deposita muitas esperanças no novo presidente da Federação dos Camarões, o antigo avançado Samuel Eto'o.

“Veio jogar muito cedo para a Europa, jogou em grandes clubes, tem títulos que falam por ele. A sua experiência pode ser aproveitada para um projeto sustentado na formação, Tivemos muits reuniões com o anterior presidente da Federação dos Camarões. Apresentámos caminhos e projetos para uma melhoria na formação”, atira.

Nesta entrevista a Bola Branca, Toni Conceição falou ainda da seleção portuguesa, que também joga o "play-off" de apuramento para o Mundial 2022, no mês de março.

“Espero e desejo que os jogadores e o selecionador encontrem a melhor solução para Portugal garantir aquilo que todos querem, que é a qualificação para o Mundial do Qatar. Temos competência para isso, é dificil mas também já foi dificil em outros apuramentos que conseguimos. O selecionador e o treinador têm competência, mas às vezes existem algumas areias que engrenam a máquina e são essas areias que têm de ser eliminadas", termina.

Os Camarões estão no Grupo A da Taça das Nações Africanas, onde vão defrontar o Burquina Faso, Etiópia e Cabo Verde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+