Barcelona

Pedri jogou, jogou, jogou e "rebentou". "Vai recuperar, mas há que parar para pensar"

27 nov, 2021 - 10:00 • Inês Braga Sampaio

O médio foi eleito "Golden Boy" de 2021. Pedri disputou mais de 50 jogos pelo Barcelona em 2020/21, fez todos os minutos (menos um) da Espanha no Euro 2020 e foi sempre titular nos Jogos Olímpicos. Só regressa em 2022. João Aroso apela para que haja maior cuidado na gestão física dos jovens jogadores.

A+ / A-

A lesão de Pedri é mais grave do que se pensava e o jovem do Barcelona só tem regresso aos relvados estimados para 2022. João Aroso, antigo preparador físico do Sporting e atualmente comentador desportivo da Renascença, avisa que é necessário permitir a recuperação total.

Em declarações a Bola Branca, o antigo treinador adjunto da seleção nacional, com vasta experiência no contacto com a formação, manifesta confiança na recuperação total de Pedri. Contudo, salienta que a carga competitiva a que o médio internacional espanhol, que na quinta-feira completou 19 anos, tem sido sujeito é exagerada.

"Acredito que ele vai recuperar, mas é fundamental que haja cuidado na gestão física, fisiológica e até emocional destes jogadores. Por serem jovens, querem afirmar-se e jogar sempre, mas depois acontecem estes problemas de lesão que decorrem da carga competitiva a que estão sujeitos. O Pedri, no ano passado, ainda era júnior", assinala.

"Há que parar para pensar"

Pedro fez 52 jogos na época de estreia pelo Barcelona, foi titular - e só falhou, no total, um minuto - em todos os seis jogos da Espanha no Euro 2020, até às meias-finais (três deles com prolongamento) e, de seguida, representou a Roja nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, tendo começado todos os seis jogos, até à final, de início. Ainda começa a nova época com o Barcelona e até joga na Luz, mas, depois, "acaba por quebrar".

"É fundamental que haja mais atenção por parte dos treinadores, dos departamentos médicos e dos departamentos relacionados com a performance dos jogadores, para que eles não se esgotem cedo demais. Recordo palavras de De Bruyne, que há não muito tempo dizia que praticamente não tinha férias, nunca tinha descanso e jogava quase ininterruptamente. Há que parar para pensar", sublinha João Aroso.

Pedri renovou contrato com o Barcelona até 2026 Foto: Alejandro Garcia/EPA
Pedri renovou contrato com o Barcelona até 2026 Foto: Alejandro Garcia/EPA
Pedri "aprendeu" com Messi Foto: Enric Fontcuberta/EPA
Pedri "aprendeu" com Messi Foto: Enric Fontcuberta/EPA
Foto: AFLO Pictures/Reuters
Foto: AFLO Pictures/Reuters
Pedri foi peça influente na seleção espanhola no Euro 2020 Foto: Thanassis Stavrakis / Pool/EPA
Pedri foi peça influente na seleção espanhola no Euro 2020 Foto: Thanassis Stavrakis / Pool/EPA

A recuperação, agora, "depende da gravidade da lesão" e João Aroso realça que deve ser permitido ao jogador "recuperar na totalidade e administrar muito bem o seu esforço". Caso contrário, Pedri pode tornar-se um lesionado crónico: "Eu quero acreditar que não há esse perigo, porque é um jogador extraordinário, mas ao longo dos anos vamos vendo alguns casos de jogadores muito recorrentes em termos de lesões."

João Aroso recorda o holandês Arjen Robben, considerado um jogador de cristal, ou, mais recentemente, os "culés" Ansu Fati e Ousmane Dembélé. O aparente profissionalismo de Pedri pode ajudá-lo a manter-se saudável. De qualquer forma, torna-se "fundamental", daqui para a frente, gerir a utilização e esforço do médio, de modo a que recupere totalmente.

Pedri e Gavi como Iniesta e Xavi

A reabilitação total de Pedri seria uma boa notícia para o Barcelona e para o futebol, diz João Aroso, que vê no médio e noutra jovem estrela dos catalães, Gavi, de 17 anos, o espelho de um meio-campo passado.

"O Pedri é um dos grandes jogadores do futuro, um jogador extraordinário e que seguramente vai ser muito importante neste novo Barcelona de Xavi. Lembrando o grande Barcelona de Guardiola, faz-me lembrar bastante as características do Iniesta, um dos grandes intérpretes. Outro dos grandes interpretes era Xavi, que eu diria que está quase que representado por Gavi, que é um jogador extraordinário e já é titular, também, da seleção espanhola", enaltece o treinador e comentador.

Pedri, que esta quinta-feira completou 19 anos, venceu o Golden Boy relativo a 2021, prémio ao melhor jogador sub-21 do mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+