Ni Amorim

Saudação nazi em Portimão. Federação Portuguesa demarca-se e faz participação à FIA

11 abr, 2022 - 17:31 • Eduardo Soares da Silva

Ni Amorim não tem dúvidas que a FIA aplicará castigos fortes a Artem Severiukhin. Paulo Pinheiro, administrador do Autódromo do Algarve, diz que o jovem piloto "não poderá ser recebido de braços abertos" em futuras provas em Portimão.

A+ / A-

Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), anuncia que fez uma participação formal à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em relação à saudação nazi feita pelo piloto russo Artem Severiukhin, em Portimão.

"Ainda ontem foi participado formalmente à FIA o que se vê nas imagens. A FIA já lançou comunicado a dizer que vai tomar as medidas que entender necessárias para punir o piloto pelo gesto", diz, à Renascença.

O piloto russo de karting, de 15 anos, Artem Severiukhin celebrou a vitória na primeira corrida do Europeu de Karting, em Portimão, com uma saudação nazi. Decorria a cerimónia do pódio e enquanto tocava o hino italiano, Severiukhin fez a saudação romana - proibida desde 1952 em Itália -, seguida de um riso descontrolado.

Severiukhin compete no escalão 11-15 anos do Europeu de Karting com licença italiana, uma vez que a Federação Internacional do Automóvel (FIA) impediu os pilotos russos de correrem com a bandeira do seu país, na sequência da invasão da Ucrânia, por parte das forças militares russas.

O dirigente português explica que as regras FIA para pilotos russos competirem não foram cumpridas e lamenta o gesto de Artem Severiukhin, de 15 anos, que corria com a bandeira italiana.

"Ficamos tristes com o gesto que o piloto fez, não nos revemos minimamente naquilo. Há regras na FIA para que os pilotos russos possam correr, que não foram cumpridas. Quem fez a distribuição de prémios foram elementos da FIA que estavam em Portimão, nomeadamente o presidente da comissão dos kartings a nível internacional", afirma.

Castigos fortes à vista

Apesar de ter ocorrido no Autódromo Internacional no Algarve, as regras FIA prevalecem e a FPAK não prevê sanções próprias ao atleta.

"É uma prova organizada pela FIA e pela FPAK, mas são as regras FIA que vão prevalecer. O piloto não tem licença portuguesa, cabe à FIA atuar e aplicar os castigos que entender necessários, que serão fortes, quase sem dúvida nenhuma".

Paulo Pinheiro, administrador do Autódromo Internacional do Algarve, fez parte da entrega de prémios, mas confessa, a Bola Branca, que não se apercebeu do gesto no momento.

"É um ato desprezível, uma atitude completamente errada de um piloto tão jovem. Deve ser punido muito severamente pelas entidades. O desporto nunca deve ser ligado à política, especialmente nesta idade. Devem ter mão muito firme e usar este caso como exemplo", afirma.

O piloto não está banido de voltar ao autódromo, mas dificilmente será bem-vindo: "Não temos capacidade de impedir que o piloto venha cá em competições internacionais, só a FIA o poderá fazer, mas nunca poderemos receber de braços abertos um piloto que tem este tipo de atitudes. É deplorável".

Ainda assim, Paulo Pinheiro acredita que o gesto nazi de Severiukhin não mancha o Campeonato da Europa de karting e promove reflexão à federação italiana: "Mancha quem dá uma licença a um piloto assim. Ele é um piloto russo a correr por outro país, prova que esse subterfúgio não deve ser aceite pelas federações. Cada vez mais temos de ter atenção a estas situações.

"Tivemos cá o Juan Pablo Montoya a acompanhar pilotos da Colômbia e o Jan Lammers a ver familiares. Foi uma grande festa do karting, teve mais de 150 pilotos. Foi um excelente evento, grandes batalhas e grandes pilotos. [O gesto] não pode ser o que fica deste evento", termina.

A FIA abriu uma investigação ao que define como "conduta inaceitável" de Artem Severiukhin e compromete-se a comunicar brevemente os próximos passos que tomará neste caso.

A Ward Racing, equipa sueca pela qual o piloto corria, demarcou-se do comportamento do piloto, condenou-o e anunciou a rescisão de contrato com Severiukhin.

Piloto pede desculpa

Já esta segunda-feira, o piloto pediu desculpas nas redes sociais e garante que condena o nazismo.

"Quero pedir desculpa por tudo o que aconteceu ontem. Muitos entenderam que o meu gesto foi a saudação fascista. Isso não é verdade, condeno o nazismo, um dos piores crimes da história contra a humanidade. Estou preparado para ser penalizado, mas acreditem que nunca tive a intenção de apoiar o nazismo ou fascismo. Peço desculpa", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    11 abr, 2022 Funchal 19:15
    Pediu desculpas porque pode ser expulso da FIA. Antes de agir temos de pensar.

Destaques V+