Manuel Marinheiro

Público no MotoGP do Algarve dará "mais velocidade" a Miguel Oliveira

05 nov, 2021 - 09:30 • Eduardo Soares da Silva

Manuel Marinheiro, presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo, confirma entrada de Portugal no calendário definitivo de MotoGP, a partir de 2022. Esperadas 60 mil pessoas este fim de semana no Algarve.

A+ / A-

A presença de público no Grande Prémio de Portugal de MotoGP este domingo, no Algarve, dará "mais conforto e velocidade" a Miguel Oliveira, piloto da KTM.

Depois de duas corridas no Autódromo Internacional do Algarve à porta fechada, o terceiro terá a presença massiva de adeptos da modalidade, que darão uma força adicional ao piloto português, acredita Manuel Marinheiro, presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo.

"Há sempre uma motivação extra para ele, sendo o Miguel um piloto extremamente profissional. Em qualquer pista dá o seu melhor, com ou sem público. Mas correr em casa com todos a apoiá-lo é uma motivação extra e dá-lhe outro conforto e maior velocidade, o que é normal com qualquer piloto, principalmente quando os adeptos são entusiastas como é em Portugal", disse, à Renascença.

No dia em que arrancam as primeiras sessões de treinos livres em Portimão, Manuel Marinheiro diz que tudo está pronto e que a lotação esperada é a "máxima".

"Está tudo pronto e felizmente que este Grande Prémio já terá público, o que é muito bom para os amantes do motociclismo e fãs do Miguel Oliveira. O público esperado é a lotação máxima que foi permitido, não é a lotação máxima do autódromo, mas é a que as entidades consideraram adequadas", disse. São esperados cerca de 60 mil nas bancadas.

Foto: Danilo Di Giovanni/EPA
Foto: Danilo Di Giovanni/EPA
Foto: José Sena Goulão/Lusa
Foto: José Sena Goulão/Lusa
Foto: José Sena Goulão/EPA
Foto: José Sena Goulão/EPA
Foto: José Sena Goulão/Lusa
Foto: José Sena Goulão/Lusa

Miguel Oliveira venceu a corrida no Algarve na temporada passada, mas ficou em 16º na corrida no início da presente temporada. Manuel Marinheiro considera que o piloto português é já um dos grandes embaixadores do desporto nacional

"Muitas pessoas com quem falamos não assistiam MotoGP e passaram a assistir. Os números falam por si nas audiências. O Miguel é um embaixador da modalidade, mas também do desporto e do país, tendo em conta os seus resultados e a sua postura como pessoa, na sua maneira de ser. É um exemplo para todos os jovens", atira.

Centenas de motociclistas partiram na quarta-feira com Miguel Oliveira desde Almada para escoltar o piloto português até Portimão. Manuel Marinheiro saúda o sucesso da iniciativa.

"Não tive oportunidade de participar, mas tive colaboradores da Federação que estiveram lá. Bastou ver as imagens para ver que foi um sucesso, mas tive o relato de quem participou presencialmente. São situações que marcam todos que participaram, foi um momento único fazer uma viagem com o Miguel e com todos aqueles motociclistas", acrescenta.

Portugal em definitivo no calendário

O Algarve recebeu três corridas de MotoGP durante a pandemia, em substituição de outros circuitos que desistiram da organização de um Grande Prémio. No entanto, Portugal já assegurou entrada no calendário definitivo.

"Portugal já está no calendário definitivo, como já estava previsto antes da pandemia. Já havia essa negociação firmada que Portugal iria entrar no calendário, e que seria circuito provisório esta época em caso de desistência de algum circuito. A pandemia permitiu que Portugal substituísse alguns países que não puderam fazer a sua prova em termo de pandemia, que fizemos uma no ano passado e duas este ano, o que é extremamente bom para a modalidade e um grande sucesso", termina.

Fabio Quartararo vem a Portimão já com o título de campeão mundial de MotoGP assegurado. Miguel Oliveira está no 10º posto da classificação geral. A corrida no Autódromo Internacional do Algarve está marcada para o próximo domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+