Tempo
|

Getafe

Quem é Ángel Algobia Esteves, o médio espanhol que pode ser chamado à seleção portuguesa?

08 mar, 2023 - 18:15 • Inês Braga Sampaio , Eduardo Soares da Silva , Luís Aresta

O médio, de 23 anos, do Getafe, já sabia que estava a ser observado pela seleção nacional. À Renascença, a mãe do jogador revela que a aldeia de Rabal, em Bragança, "iria abaixo" com um golo de Ángel pela seleção portuguesa.

A+ / A-

Até esta quarta-feira, poucos sabiam que Ángel Algobia Esteves, médio espanhol do Getafe, tinha nacionalidade portuguesa. No entanto, o jogador está a ser observado por Roberto Martínez e pode ser uma das novidades na primeira convocatória do novo selecionador.

A Federação Portuguesa de Futebol deixou escapar uma lista de jogadores observados pelo treinador. Ángel Algobia Esteves, médio espanhol do Getafe, foi um dos nomes mais inesperados.

A Renascença foi à procura das raízes portuguesas do jogador em Trás-os-Montes e conversou com Fernanda Preciosa Esteves, mãe do médio do Getafe que vive a sua época de afirmação na La Liga.

Fernanda reside e trabalha em Madrid, mas nasceu em Portugal, numa localidade com apenas cerca de 170 habitantes, em Bragança. "Somos de Rabal, uma aldeia muito pequena", conta.

Para o filho Ángel, "seria um orgulho jogar pela seleção portuguesa". "Será uma honra para a minha mãe, que sempre lhe disse que ia chegar muito longe. Para ele seria um orgulho representar Portugal, sente-se português", explica a mãe.

Roberto Martínez está atento a Ángel Algobia Esteves, mas o médio já sabia disso:

"Já tínhamos recebido essa notícia. O agente dele está muito por Portugal, tem lá muitos contactos e já tínhamos conhecimento que estava a ser observado."

Ángel Algobia Esteves, de 23 anos, fez formação no Rayo Vallecano, mas trocou de clube na capital em 2020/21. Começou na equipa B do Getafe, estreou-se na equipa principal na época passada, mas só este ano é que está a ser opção regular.

Quique Flores, treinador com passagem pelo Benfica, confiou no luso-espanhol, que soma já 19 jogos e foi dez vezes titular na La Liga.

"Ele esteve desde os oito anos no Rayo Vallecano e agora está no Getafe. Começou na equipa B e este ano subiu à equipa principal porque o treinador gostou dele. Está a jogar e está muito contente porque está a ter muitos minutos", aponta a mãe do médio.

Gil Vicente já foi opção, golo na seleção pode levar aldeia abaixo


Fernanda Preciosa Esteves assume que o filho já teve oportunidade de jogar na I Liga portuguesa, em Barcelos.

"No ano passado, houve a possibilidade do Gil Vicente, mas optou por ficar aqui para estar mais perto de nós. Mas claro que ele gostaria de jogar aí, se surgisse a opção, e eu também ficaria orgulhosa. No final de contas, o que ele quer é evoluir na carreira e chegar ao mais alto possível", revela.

Roberto Martínez revelou, no mesmo vídeo, que já reduziu a lista inicial de 200 para 51 jogadores, mas não fica claro se a lista que surge no vídeo é a mais restrita de possíveis convocados.

De qualquer maneira, a família vai estar atenta à primeira convocatória do novo selecionador português, no próximo dia 17 de março. A estreia pode acontecer pouco depois, a 23 de março, frente ao Liechtenstein em Alvalade. Um golo poderia levar a pequena aldeia de Rabal abaixo, confessa a mãe, entre risos.

"Vamos estar muito atentos [à convocatória]. Para nós seria um orgulho. Se ele marcasse um golo seria demasiado, para a minha família era o máximo. O meu irmão faria uma festa, a aldeia vai abaixo", termina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+