09 jan, 2023 - 14:23 • Inês Braga Sampaio
Roberto Martínez foi apresentado, esta segunda-feira, como novo selecionador nacional. Recorde as declarações mais marcantes do treinador espanhol.
Começou por dizer "boa tarde, muito obrigado presidente, muito obrigado a todos", em português, e prometeu tentar aprender "o mais rapidamente possível".
Quando chegaram as perguntas, um tema imperou. A primeira questão colocada a Roberto Martínez foi sobre Cristiano Ronaldo, que não gostou de ser relegado ao estatuto de suplente durante o Mundial 2022 e, agora, joga no Al Nassr, na Arábia Saudita, um campeonato periférico que não costuma valer convocatórias.
O treinador não excluiu o capitão dos planos para o futuro, contudo, lembrou que há muito talento em clubes de qualidade e bastante mais jovem na Europa:
“Não tomo decisões no escritório. Há 54 jogadores portugueses nas cinco melhores Ligas com menos de 28 anos. Queremos conhecer todos os jogadores elegíveis. O ponto de partida são os 26 da convocatória para o último Mundial e o Cristiano é um deles. Tem uma carreira de 19 anos na seleção, merece a consideração de nos sentarmos e conversarmos.”
Questionado sobre se Portugal tem obrigação de controlar todos os jogos, Roberto Martínez salientou que quer dar expressão ao talento individual:
“Quero uma forma de jogar ganhadora e representativa do que é o jogador português.”
Fernando Gomes disse que queria chegar às meias-finais de todas as competições. Roberto Martínez lembrou que, primeiro, é preciso garantir a qualificação, mas também mostrou ambição:
“Esta equipa tem de representar o povo de Portugal e, por isso, temos de lutar para ganhar tudo.”
Seleção Nacional
Presidente da FPF garante que só Roberto Martínez (...)
Para Roberto Martínez, não é difícil suceder a Fernando Santos, o selecionador nacional mais titulado da história:
“É sempre fácil suceder a um grande selecionador, porque herdas todo o bom trabalho que fez. Agradeço a Fernando Santos pelo grande trabalho e tentarei manter as grandes coisas que fez, para continuarmos a ter uma equipa vencedora.”
Primazia ao jogador ou ao sistema? Com dois ou três centrais, seja em que desenho tático for, o novo selecionador nacional quer os jogadores como protagonistas:
“Não acredito em sistemas. Temos de ser uma equipa moderna, com flexibilidade tática, para sacar o máximo de cada talento e não forçar o talento a adaptar-se a um sistema.”
Novo selecionador nacional diz que quer conhecer t(...)
A estreia de Roberto Martínez como selecionador português está marcada para o dia 23 de março, às 19h45, na receção ao Liechtenstein, em local a definir. É o jogo de arranque da fase de apuramento para o Euro 2024.