Federação oficializa saída de Fernando Santos

15 dez, 2022 - 18:00 • Redação

Treinador não resiste à eliminação nos quartos de final do Mundial do Qatar. Fernando Santos deixa o cargo como o técnico mais titulado da história da seleção nacional.

A+ / A-

A Federação Portuguesa de Futebol oficializou a saída de Fernando Santos do cargo de selecionador nacional. O treinador de 68 anos termina o ciclo de nove anos à frente da seleção nacional.

"Saio com enorme sentimento de gratidão pelo privilégio e honra de ter sido selecionador. Foi um sonho que realizei, um objetivo de vida que cumpri", disse Fernando Santos, num vídeo publicado pela Federação.

"Agradecer a todos os jogadores com quem trabalhei, sem exceção. Quando se lideram grupos, tem de se tomar decisões difíceis, é normal que nem todos fiquem contentes com as decisões que tomei. Foram sempre a pensar no que seria melhor. Agradeço aos meus colegas, treinadores dos clubes que cederam muitos jogadores, sempre tive uma excelente relação. Agradeço à minha equipa técnica pelo seu empenho", continuou.

Fernando Santos deixa ainda um agradecimento à "Federação Portuguesa de Futebol, nas pessoas do Humberto Coelho e João Vieira Pinto".

"Quero agradecer particularmente ao Fernando Gomes, sempre me apoiou e foi o que um líder deve ser nos bons e, sobretudo nos momentos mais difíceis. Última palavra aos portugueses. Serei mais um de tantos milhões que vibram e apoiam a seleção. Estarei, de corpo e alma como sempre, não no banco, mas na bancada a querer muito que me dê alegrias", concluiu.

O treinador deixa o cargo como o técnico mais titulado da história da seleção nacional. Sob seu comando, Portugal conquistou os seus dois primeiros troféus a nível sénior: em 2016, venceu o Campeonato da Europa e, em 2019, conquistou a primeira edição da Liga das Nações.

O comunicado oficial da FPF refere que "após uma das melhores participações de sempre da Seleção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo, no Catar, FPF e Fernando Santos entendem que este é o momento certo para iniciar um novo ciclo. Foi uma honra ter podido contar com um treinador e uma pessoa como Fernando Santos na liderança da seleção nacional".

Fernando Santos tinha contrato até 2024 e estaria previsto que orientasse a seleção no próximo Campeonato da Europa, mas não resiste ao resultado do Mundial do Qatar, no qual caiu nos quartos de final para Marrocos.

Depois do Euro 2016, Portugal foi eliminado nos oitavos de final no Mundial 2018, frente ao Uruguai, e também nos "oitavos" no Europeu 2020, realizado em 2021, frente à Bélgica. O objetivo definido pela seleção no Mundial do Qatar era chegar à final e vencer o torneio, mas o resultado ficou aquém das expectativas.

Fernando Santos não assumiu o fim de ciclo depois da eliminação frente a Marrocos e remeteu para uma conversa com Fernando Gomes, o presidente da FPF: "Vamos para Lisboa e vou conversar com o presidente, como sempre fizemos, e veremos o que é melhor para a seleção portuguesa.

"A direção da FPF iniciará agora o processo de escolha do próximo selecionador nacional", pode ainda ler-se na nota. A Federação terá tempo para escolher o novo selecionador nacional, uma vez que o próximo jogo está apenas marcado para março de 2023, no arranque da qualificação para o Euro 2024.

José Mourinho, Leonardo Jardim, Rui Jorge, Paulo Sousa e Paulo Fonseca foram os nomes já associados ao cargo.

[Atualizado às 18h16]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+