Tempo
|

Qatar 2022

Portugal sofre para vencer o Gana no arranque do Campeonato do Mundo

24 nov, 2022 - 12:10 • Eduardo Soares da Silva , Inês Braga Sampaio

Portugal 3-2 Gana. Cristiano Ronaldo, João Félix e Rafael Leão marcaram e garantiram a vitória à seleção portuguesa, que terminou o jogo a sofrer para segurar o triunfo. Ouça o relato dos golos.

A+ / A-
Ouça o relato dos golos do primeiro triunfo de Portugal no Mundial
Ouça o relato dos golos do primeiro triunfo de Portugal no Mundial

Veja também:


A seleção nacional entrou a vencer no Campeonato do Mundo do Qatar, mas teve de sofrer para segurar o triunfo sobre o Gana, por 3-2.

Num jogo com muitos e acidentados casos de arbitragem, o primeiro surgiu ainda no primeiro tempo, com João Félix a ser atingido na área. O árbitro nada assinalou, o VAR também não interviu.

Portugal controlou o jogo, mas não conseguiu encontrar a baliza até à segunda parte. Aos 65 minutos, Ronaldo caiu na área e foi o próprio a abrir o marcador ao cobrar o penálti.

O capitão da seleção e melhor marcador de sempre do futebol de seleções tornou-se o primeiro na história a marcar em cinco Campeonatos do Mundo.

O Gana procurou mais a baliza de Diogo Costa e chegou ao empate aos 73 minutos. O empate duraria pouco tempo e Bruno Fernandes brilhou com duas assistências para os jovens João Félix, aos 78 minutos, e Rafael Leão, aos 80 minutos.

Aos 89 minutos, Bukari reduziu para o Gana e Portugal terminou o jogo a sofrer para segurar o resultado.

Desde 2006 que Portugal não entrava a vencer num Campeonato do Mundo. Em 2010, um empate frente à Costa do Marfim, sem golos, em 2014 uma goleada sofrida frente à Alemanha, por 4-0, e em 2018 um empate a três golos frente à Espanha.

A seleção aproveita o empate entre Uruguai e Coreia do Sul e está na liderança isolada do grupo H. Portugal volta a jogar na próxima segunda-feira, contra o Uruguai.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+