Tempo
|

Entrevista à Renascença

Sven-Goran Eriksson: "Benfica vai chegar muito longe na Liga dos Campeões"

03 nov, 2022 - 13:15 • Pedro Castro Alves

O treinador sueco, que levou o Benfica a uma final da Champions, acredita que as águias podem “ganhar a qualquer equipa” nos oitavos de final e elogia Roger Schmidt, que está a fazer “um trabalho impressionante” na época de estreia em Portugal.

A+ / A-

Sven-Goran Eriksson, antigo treinador do Benfica, acredita que esta época pode ser como a que levou os encarnados à final da Liga dos Campeões em 1989/90. O sueco vê uma equipa que “vai chegar longe” na prova e que “não tem de ter medo de ninguém” no sorteio dos oitavos de final, agendado para segunda-feira.

Eriksson passou pelo Benfica em dois períodos. Entre 1982 e 84, venceu dois campeonatos, uma Taça de Portugal e chegou a uma final da Taça UEFA. Entre 1989 e 1992, conquistou uma Liga, uma Supertaça e alcançou uma final da Liga dos Campeões, de que o Benfica saiu derrotado, por 1-0, frente ao AC Milan.

Em entrevista exclusiva a Bola Branca, o histórico treinador deixa muitos elogios a Roger Schmidt. O alemão não bateu o recorde do sueco, de maior número de vitórias consecutivas no arranque da época, mas ficou muito perto - a duas das 15 de Eriksson - e está a fazer “um trabalho fantástico”.

O que achou da exibição do Benfica em Haifa e da fase de grupos em geral?

É um resultado impressionante, ir a Israel e ganhar por 6-1. O Benfica está muito bem esta época. Eu vi os jogos contra a Juventus e foram ambos brilhantes. Estavam num grupo muito difícil, com Juventus e PSG, e conseguiram passar em estilo. É muito bom.

Tendo em conta a forma como tem jogado esta época, acha que este Benfica pode voltar a ir longe na Champions?

Porque não? Ainda há muitas equipas em prova, vai depender do adversário no sorteio de segunda-feira. Vai ser muito interessante assistir ao que sai no sorteio. Vamos ver o que acontece, vai ser interessante. O Benfica é o grande favorito para vencer a Liga e acho que vão chegar muito longe na Champions, estão muito bem.

Borussia Dortmund, Eintracht Frankfurt, Leipzig, AC Milan, Inter de Milão, Liverpool e Club Brugge são as equipas que podem sair ao Benfica. O que acha das hipóteses?

Acho que qualquer equipa que calhe vai ser difícil, são todas muito boas, mas o Benfica pode bater qualquer uma delas. Jogaram de igual para igual com o PSG e venceram a Juventus duas vezes. Não têm de ter medo de ninguém e tenho a certeza que não têm. Podem ganhar a qualquer equipa.

Roger Schmidt entrou no Benfica e teve impacto. O que acha dele?

Não o conheço pessoalmente, mas já tinha ouvido falar dele. O que ele está a fazer no Benfica é um trabalho fantástico. Invicto na Europa e na Liga, é incrível. Dou-lhe os parabéns e fico muito feliz por ele e pelos adeptos do Benfica.

Desde Eriksson que não se via um treinador estrangeiro no Benfica com tanto sucesso.

É impressionante, claro. Quando se conseguem estes resultados é incrível, só posso dar os parabéns. Está a fazer um grande trabalho e o Benfica tem uma grande equipa esta época. Ele tem de estar feliz, porque tudo é possível. Chegar ao Benfica é um sonho para qualquer treinador estrangeiro, porque é um grande clube, os adeptos são fantásticos, o estádio é muito bom. E quando o Benfica tem uma grande equipa, como tem este ano, é como um sonho para todos.

Também Rafa Silva tem chamado à atenção.

É muito bom que ainda esteja no Benfica, porque está a jogar muito bem. Só tem 29 anos, não é muito nos dias de hoje. É claro que há o risco de, continuando a jogar assim, poder sair para uma equipa inglesa ou para um Real Madrid, não sei. Mas espero que continue no Benfica e que continue a jogar como está a jogar agora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Silva
    04 nov, 2022 Porto 09:39
    Não esquecer Bela Gutman....

Destaques V+