Pedro Mil-Homens

"Os maiores troféus da formação do Benfica são os jogadores que chegam à equipa principal"

07 set, 2022 - 11:00 • Pedro Castro Alves com Redação

Em entrevista a Bola Branca, Pedro Mil-Homens, diretor da formação do Benfica, destaca os percursos de António Silva e Henrique Araújo e a importância da Youth League para o clube.

A+ / A-

Pedro Mil-Homens, diretor-geral da formação do Benfica, diz que "os principais troféus" da formação do clube são os jogadores projetados para a equipa principal.

Em entrevista a Bola Branca, à margem da conferência Football Talks, e numa semana em que as águias arrancaram mal a defesa do título da Youth League e com as renovações de António Silva e Henrique Araújo, o dirigente encarnado diz que o percurso dos dois jovens é inspiração para os restantes jovens no Seixal.

"Apesar das vitórias na Youth League e Taça Intercontinental, os maiores troféus são os jogadores que conseguimos promover até à equipa principal. Temos um projeto de formação desta dimensão que só se justifica se tiver esse como objetivo primeiro. A renovação deles é naturalmente um motivo de satisfação para todos nós. É um sinal para todos que há espaço, quando há dedicação, competência e determinação", disse.

Depois da conquista da Youth League na época passada, Pedro Mil-Homens reforça o objetivo do Benfica chegar de forma habitual à "final four".

"É importante vencer, mas é muito importante chegar de forma consistente a fases adiantadas da competição. É uma geração nova, partimos com ambição de sempre, todos os anos se renova a esperança. Temos o primeiro objetivo de chegar à fase seguinte. Depois, chegar o mais longe possível. Ideal seria a "final four"", atira.

O dirigente destaca ainda a importância do envolvimento da prova num contexto de Liga dos Campeões.

"A prova é muito importante para nós, tem uma característica importante para os clubes que participam pela Champions, que é viajar com a equipa principal. Há um envolvimento dado aos jovens, uma experiência nova. Muitos já participam em provas internacionais, mas nunca em que viajam com a equipa principal, à noite vão ver a equipa A na Champions. São momentos importantes para aferir o valor dos jogadores que formamos", explica, à Renascença.

Diego Moreira foi figura na Youth League na época passada e é apontado como o próximo jogador a destacar-se na equipa principal. O extremo de 18 anos treina com a equipa A e joga na equipa B, tendo até sido utilizado no jogo com o Maccabi Haifa na Youth League.

"Vemos sempre futuro promissor, mas há níveis diferentes em termos do processo de evolução e maturação dos jogadores. Cada jogador é um caso. Diego ainda tem idade para jogar na Youth League, treina na equipa principal e joga na equipa B. Desejo-lhe o que vimos no António e no Henrique e que possa ter esses bons exemplos como objetivos a seguir", termina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+