Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Um presidente sem novidade e um novo rei numa “seca” de programa sem tabaco

Visto de fora

​Um presidente sem novidade e um novo rei numa “seca” de programa sem tabaco

12 mai, 2023 • Sérgio Costa


Do discurso de Putin à seca que os países do sul enfrentam. Das regras anti-tabaco a manutenção de João Galamba no governo. É o roteiro para mais uma volta à Europa pelo olhar de Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici.

Não, o programa não é uma seca, pelo contrário. A Europa, sobretudo a sul, é que enfrenta uma grave seca, mas os diferentes estados-membros não estarão a respeitar as diretivas europeias. Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez lamentam a aparente descoordenação europeia para enfrentar a grave crise climática.

O discurso de Putin no dia da vitória, sem qualquer novidade e recheado de vitimizações, é outro dos momentos em análise e motiva reações diferentes. Begoña Iñiguez diz haver sinais de desgaste em Moscovo, Olivier Bonamici diz ser um sinal de que não está aberta a porta às negociações de paz.

As novas regras antitabaco, que merecem aplauso dos dois jornalistas, e a manutenção de João Galamba no Governo, são os assuntos nacionais em debate no programa desta semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.