Tempo
|
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
​Um gelado em Lisboa e uma provável mentira em Bakhmut

Visto de fora

​Um gelado em Lisboa e uma provável mentira em Bakhmut

05 mai, 2023 • Sérgio Costa


Em Lisboa, o presidente português deixa-se filmar a comer um gelado em plena crise política. Em Bakhmut, na Ucrânia, o grupo Wagner anuncia a retirada.

O presidente francês ou o rei de Espanha permitiriam ser filmados a comer descontraidamente um gelado, na rua, em plena crise política? Não, afirmam Olivier Bonamici e Begona Iniguez. O momento Marcelo é analisado pelos dois jornalistas como algo só possível com o presidente português. No mais conturbado momento da relação Belém/São Bento dos últimos anos, os dois jornalistas sublinham que Marcelo Rebelo de Sousa foi prudente ao não dissolver o parlamento na sequência do caso Galamba. No entanto, concordam que será muito improvável o atual governo cumprir a legislatura.

A eventual contraofensiva ucraniana é outro dos assuntos em debate nesta edição do "Visto de Fora". Bonamici acredita ser possível um "turning point" no conflito, mas tal como para Begona Iniguez, sublinha ser razoável manter reservas quanto à anunciada retirada do grupo Wagner de Bakhmut em resposta a falta de apoio militar de Moscovo.

O anúncio de novas regras orçamentais de Bruxelas é outro tema em debate

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.