Tempo
|
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
O Nobel da Paz e o nó cego da guerra

Visto de fora

​O Nobel da Paz e o nó cego da guerra

07 out, 2022 • Miguel Coelho


As escolhas do Comité Norueguês para o Prémio Nobel da Paz deste ano são comentadas nesta edição do "Visto de Fora".

No dia em que foi conhecida a atribuição do Nobel da Paz, as escolhas do Comité Norueguês foram comentadas por Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez que assinalam a importância de serem distinguidas personalidades e organizações cívicas e de direitos humanos da Bielorússia, Rússia e Ucrânia, em plena guerra naquela zona da Europa.

As cimeiras que decorreram em Praga são também analisadas esta semana: enquanto a nova Comunidade Política Europeia pretende ser um sinal de unidade mais alargada, os 27 da EU dão sinais de dissonância interna quanto às estratégias para responder à crise energética, incluindo as renovadas reservas de Emmanuel Macron a um novo gasoduto através dos Pirenéus.

Oliver e Begoña comentam ainda os avanços militares ucranianos e as crescentes posições de força de Vladimir Putin, bem como a decisão de Portugal e Espanha se aliarem à Ucrânia na candidatura ao Mundial de futebol de 2030.

As propostas para o Orçamento do Estado do próximo ano e as aparentes tensões entre Marcelo e Costa no 5 de Outubro são outros temas que não escapam ao olhar do "Visto de Fora".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.