Tempo
|
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
O primeiro degrau da escada de Zelenskiy

​Visto de Fora

O primeiro degrau da escada de Zelensky

24 jun, 2022


A aprovação do estatuto da Ucrânia como candidata à adesão à União Europeia, na cimeira de Bruxelas, é um dos destaques deste Visto de Fora.

Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici debatem o significado do apoio dos 27, mas também o longo caminho que a Ucrânia terá ainda de percorrer, numa altura em que a guerra completa quatro meses e em que a Rússia parece registar importantes vitórias no terreno.

Os avisos do Governo alemão para a possível necessidade de um racionamento energético, em especial no próximo Inverno, e o impacto económico no resto da Europa é outro dos ângulos abordados nesta edição.

Begoña e Olivier analisam ainda os cenários pós-eleitorais em França, onde Macron perdeu a maioria absoluta na Assembleia Nacional, e na Andaluzia, com o triunfo esmagador do Partido Popular.

Nos temas nacionais, destaque para o regresso de António Costa aos debates parlamentares, oito meses depois, para a situação política cada vez mais frágil da ministra da Saúde e para o agravamento da delinquência juvenil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.