Tempo
|
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
O (Mosc)Ovo da Serpente
O (Mosc)Ovo da Serpente

Visto de Fora

O (Mosc)Ovo da Serpente

25 fev, 2022 • Marta Grosso Miguel Coelho


A invasão russa da Ucrânia e as possíveis ambições expansionistas de Vladimir Putin dominam esta edição do Visto de Fora.

Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici olham para os muitos ângulos que se abrem a partir da guerra na Ucrânia: da violação da lei internacional à vertente da segurança europeia, passando pelos aspetos políticos e económicos.

A eficácia ou não das sanções à Rússia e o eventual efeito ‘boomerang’ nos países ocidentais é um dos tópicos em debate, a par da solidariedade que se antevê necessária para acolher refugiados provenientes da Ucrânia.

Begoña e Olivier olham ainda para os limites de atuação da NATO, mas também para o fortalecimento da unidade entre os Aliados que este conflito impõe, e para o renascimento da ideia europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.