Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Alemanha em Bruxelas explica o que quer para a UE

Visto de Bruxelas

Alemanha em Bruxelas explica o que quer para a UE

10 dez, 2021 • Vasco Gandra


É um sinal do compromisso europeu que o novo governo alemão pretende enviar. Um dia depois de tomar posse em Berlim, a ministra dos Negócios Estrangeiros visitou ontem Bruxelas, à semelhança do que vai fazer hoje o chanceler Olaf Scholz.

A nova chefe da diplomacia alemã Annalena Baerbock reuniu com o Alto Representante para a Política Externa sublinhando a importância da Europa para a Alemanha. "Vim cá como verdadeira europeísta de coração e como ministra dos Negócios Estrangeiros de um governo verdadeiramente europeísta na Alemanha. O nosso entendimento é que uma política europeia comum é mais do que 27 políticas externas de 27 Estados-membros. Porque o futuro do meu país está para sempre integrado no destino europeu comum".

Face aos desafios que a União Europeia enfrenta próximo das suas fronteiras como na Bielorrússia ou na Ucrânia, ou a nível global como a China, Berlim e Bruxelas concordam com a necessidade de reforçar a política externa comum, de afirmar a União como protagonista global e de promover os valores e interesses europeus no mundo.

A ministra reuniu igualmente com o secretário geral da NATO afirmando a importância da Aliança e das relações transatlânticas para a segurança na Europa.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.