Tempo
|
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (05/11/2021)

Visto de Bruxelas

Objectivo UE: limitar o aquecimento global

05 nov, 2021


Semana marcada pelas questõs climáticas, com a presença de Von der Leyen e Charles Michel na COP 26, a Cimeira da ONU para procurar acelerar o cumprimento do Acordo de Paris e actualizar as metas dos países para as emissões poluentes.

Bruxelas prometeu gastar mais 4 mil milhões de euros para o financiamento climático a países vulneráveis, através de Ursula von der Leyen, que foi a Glasgow dizer que a “justiça social” passa também pela “tributação justa” das empresas.

A presidente da Comissão Europeia destacou a importância de mobilizar o financiamento para apoiar os países vulneráveis a adaptarem-se e avançarem para energias renováveis.

A UE tem como meta reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 55% relativamente a 1990 até 2030.

Ursula von der Leyen também manifestou o empenho de Bruxelas em estabelecer uma "estrutura robusta de regras, por exemplo, para tornar os mercados globais de carbono uma realidade".

UE aposta em missão em Moçambique
A missão da União Europeia tem como objetivo treinar militares moçambicanos. E assim ajudá-los a garantir a segurança e a enfrentar as ameaças de insurreição e de grupos armados na região de Cabo Delgado, no norte do país. Surge como resposta ao pedido de ajuda do governo moçambicano à União Europeia.

140 militares portugueses vão integrar a força multinacional, em que participam 10 países europeus. A liderar a missão no terreno estará brigadeiro-general Nuno Lemos Pires do exército português.

Não se trata de efetivos que vão para o teatro de operações mas sim de treinar e capacitar unidades especiais... são 9 companhias moçambicanas e prevê-se que as duas primeiras estejam preparadas já dentro de quatro meses.

Esta missão que vai durar dois anos tem igualmente uma importante componente de formação na área dos direitos humanos e do direito internacional humanitário.

Na cerimónia de lançamento da missão esta semana, na presença dos ministros da Defesa de Portugal e de Moçambique, João Gomes Cravinho disse que esta missão representa “um poderoso elo de união entre Moçambique e a União Europeia" e que é motivo de esperança num futuro melhor para as populações de Moçambique.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.