Tempo
|
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (29/01/2021)

​VISTO DE BRUXELAS

​Ursula aperta com laboratório AstraZeneca

29 jan, 2021 • Celso Paiva com Manuela Pires e José Pedro Frazão


Os britânicos roeram a corda de um acordo que parecia bem encaminhado e a líder da Comissão ameaçou revelar partes do acordo, para provar que Bruxelas tem razão para se sentir enganada. No programa desta sexta falamos ainda da gestão de fronteiras e das novidades no programa Erasmus.

Ainda hoje teremos, com quase toda a certeza, a aprovação por parte da Agência Europeia do Medicamento de mais uma vacina – das 6 que a União Europeia contratualizou para a vacinação de todos os seus cidadãos. Depois da Pfizer-BioNtech e da Moderna, é hoje a vez de ser analisada, e tudo indica aprovada, a vacina produzida pela AstraZeneca.

Isto numa altura em que essa farmacêutica britânica diz não conseguir comprometer-se com a entrega de todas as doses, no calendário inicialmente definido, o que está a gerar alguma tensão com a Comissão Europeia.

Ursula Von Der Leyen já disse esta manhã que, ainda hoje, pretende revelar publicamente o contrato que assinou com a AstraZeneca, para que se perceba aquilo que ficou combinado.

A este propósito, o presidente em exercício da União – o Primeiro-Ministro português António Costa - mostrou-se esta semana preocupado com o cumprimento dos prazos contratuais. Disse que o calendário do Plano Europeu de Vacinação corre efectivamente riscos. António Costa disse esperar que as negociações entre a UE e a AstraZeneca terminem com sucesso.

Num outro patamar, a União Europeia promete que não se vai repetir o caos da gestão de fronteiras que aconteceu em Março do ano passado. Na primeira reunião dos Ministros Europeus da Administração Interna na Presidência Portuguesa, a maioria dos Estados-membros concordou com uma estratégia conjunta que evite o fecho puro e simples de fronteiras.

No âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, a semana fica marcada sobretudo pela apresentação da aposta no Pilar Europeu dos Direitos Sociais. António Costa quer deixar marca neste dossier, e não esconde as expectativas que tem para a Cimeira Social – agendada para Maio, na cidade do Porto. Até porque, diz o Primeiro-Ministro português, apostar no Pilar Social também é uma resposta ao populismo.

António Costa, esta quarta-feira em videoconferência no plenário do Comité Económico e Social Europeu, disse também que a União Europeia não pode ser tão lenta como tem sido a pôr no terreno os instrumentos de apoio financeiro à recuperação da economia.

Erasmus com novidades

O programa Erasmus promete ter novidades durante estes seis meses da presidência portuguesa. Por um lado, pretende-se alargar ao ensino profissional e vocacional. Por outro, a ideia é criar alianças entre universidades europeias. O anúncio foi feito em Lisboa depois da reunião informal de todos os ministros europeus da educação e ensino superior.

Se até aqui o programa Erasmus era essencialmente a mobilidade de estudantes entre as universidades, a partir de agora a ideia é usar esta ferramenta para a construção de instituições europeias. Manuel Heitor, o ministro da Ciência e Ensino Superior, revelou que já existem 41 redes e que Portugal participa em 14.

No final da reunião informal, o ministro adiantou ainda que - no futuro - pode existir um recrutamento conjunto de professores e investigadores. E a outra novidade é que o Erasmus vai alargar-se ao ensino vocacional e profissional.

Este é um dos programas mais emblemáticos da União Europeia, nasceu em 1987 e envolveu até agora mais de 10 milhões de pessoas. Para o próximo Erasmus, entre 2021-2027, a Comissão quase duplicou o orçamento disponível, a Comissária da Educação, Inovação e Cultura, Maria Gabriel, espera por isso envolver mais 10 milhões de pessoa.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.