Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (04/12/2020)

VISTO DE BRUXELAS

Zona Franca da Madeira debaixo de fogo

04 dez, 2020 • Pedro Caeiro


Terminada a investigação levada a cabo por Bruxelas, a Comissão Europeia concluiu que, em matéria de auxílios dados no âmbito da Zona Franca da Madeira, concedido no período 2007/2013 houve violação das regras europeias em matéria de auxílios estatais. Bruxelas quer que o Estado português recupere os montantes atribuídos e com os respectivos juros.

A vice-presidente da Comissão Europeia com a pasta da Concorrência, Margrethe Vestager, lembrou que a Comissão aprovou o apoio à Zona Franca da Madeira, permitindo a concessão de vantagens fiscais às empresas que contribuem para a criação de atividade económica real e de emprego na região, mas que “o esquema não foi implementado de acordo com essas condições de compatibilidade fundamentais” e que Portugal terá de recuperar o auxílio dado a empresas “que não criaram actividade económica real e empregos na Madeira”.

Nesta edição falamos, ainda, dos encontros de António Costa para preparar a presidência portuguesa da União Europeia, do bloqueio da Hungria e da Polónia ao acordo para o mecanismo de ajuda aos 27. Falamos também da intervenção de comissários europeus na WebSummit em Lisboa.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.