Tempo
|
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (13/11/2020)

​VISTO DE BRUXELAS

Bruxelas adianta-se na compra de vacina

13 nov, 2020 • Manuela Pires


A semana começou com uma boa notícia: a vacina contra a Covid 19 desenvolvida em conjunto pela farmacêutica norte americana Pfizer e a alemã BionTECh tem 90% de eficácia. E a Comissão Europeia fechou esta semana um contrato para a compra de 300 milhões de doses desta vacina.

Não é só com a Pfizer. Para além desta vacina, Bruxelas quer diversificar a compra com outros laboratórios.

Esta semana a Comissão aprovou ainda o plano para criar uma União da Saúde. É uma tentativa para promover a cooperação, a coordenação dos Estados-membros na resposta à pandemia. Bruxelas defende a figura do Estado de Emergência de saúde pública a nível europeu e quer reforçar o mandato do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e da Agência Europeia do Medicamento, que têm liderado os esforços de combate à pandemia.

Ainda esta semana, a Comissão anunciou que vai mobilizar 100 milhões de euros adicionais para o mecanismo COVAX, que prevê um acesso equitativo a vacinas contra a Covid-19 em países de baixo e médio rendimento. Estes 100 milhões somam-se aos 400 que a União europeia já tinha mobilizado para o mecanismo.

Outro assunto que dominou esta semana na União europeia, foi a presidência alemã do Conselho da União Europeia ter alcançado um importante acordo político com os negociadores do Parlamento Europeu em torno do orçamento comunitário para 2021-2027, que será reforçado em 16 mil milhões de euros.

Um acordo necessário para abrir caminho para o chamado o pacote de ajudas multimilionárias para apoiar os 27, mas que pode ter alguns atrasos no processo.

Ainda na edição desta semana, analisamos com Francisco Sarsfield Cabral o que poderá mudar nas relações EUA-UE com a vitória de Joe Biden.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.