Tempo
|
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (30/05/2019)

Visto de Bruxelas

Que Europa pós-eleições?

30 mai, 2019 • Pedro Caeiro


Das eleições de domingo permanecem pontos de interrogação: há vários cargos a ocupar, desde os presidentes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu ou do alto representante para a Política Externa, passando pelo futuro do Banco Central Europeu ou do Eurogrupo.

Tendo em conta a fragmentação que resultou das eleições de domingo, Francisco Sarsfield Cabral lembra que o lugar ainda ocupado por Juncker costumava ser eleito pelo Conselho Europeu com uma maioria qualificada e depois aprovado no Parlamento Europeu por maioria.

“O processo era fácil quando havia dois grandes grupos políticos europeus, o PPE (de centro-direita) e os socialistas (de centro-esquerda)”, recorda o especialista da Renascença em assuntos europeus. Foi assim que Durão Barroso chegou ao cargo. “Mas, como esses dois grupos já não têm maioria, precisam de uma terceira força (em princípio os liberais, mas também poderão ser os socialistas portugueses ou os espanhóis)”, afirma.

Sarsfield Cabral lembra o presidente da Comissão Europeia costumava ser, por tradição, o primeiro da lista mais votada, o que levaria a ser o democrata-cristão da Baviera (Weber) o sucessor de Juncker. Mas o cabeça-de-lista do PPE não é uma figura consensual e o futuro até pode passar por Margaret Vestager, dos Liberais, para quebrar o impasse entre o PPE e os Social-Democratas. Até 21 de Junho haverá consultas entre os vários partidos representados em Bruxelas. Nessa data está agendado um Conselho Europeu, reunião dos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que pode decidir o nome dos presidentes destes novos cargos.

Segundo Francisco Sarsfield Cabral, esta negociação pode ser feita numa espécie de “pacote” para agradar a todos, com uma distribuição dos lugares mais importantes por diferentes famílias políticas europeias.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.