Tempo
|
São Bento à Sexta
Os bastidores do Parlamento e da política nacional. Sexta às 23h10.
A+ / A-
Arquivo
O limite para as novas regras das pensões é "a sustentabilidade da Segurança Social"

São Bento à Sexta

O limite para as novas regras das pensões é "a sustentabilidade da Segurança Social"

09 set, 2022 • Susana Madureira Martins


No novo formato do programa São Bento à Sexta, os líderes parlamentares do PS e do PSD debateram o pacote de medidas de combate à inflação e ambos abrem a porta a uma nova base de cálculo das pensões. Joaquim Miranda Sarmento mostra-se disponível para debater com o Governo uma "reforma estrutural da Segurança Social" e Eurico Brilhante Dias admite a necessidade de a prazo serem decididas novas medidas

Após uma pausa para férias, o São Bento à Sexta está de regresso com um novo formato de debate que conta com os líderes parlamentares do PS e do PSD. O socialista Eurico Brilhante Dias defende que mexer na fórmula de cálculo das pensões tem como limite a sustentabilidade da Segurança Social.

"Tem de ir até à sustentabilidade das pensões e da Segurança Social", admite o líder parlamentar do PS, para garantir que "em 2024 voltem a ser aumentadas, tranquilamente aumentadas, já agora".

O PSD já abriu a porta a uma "reforma estrutural da Segurança Social" e à revisão da base de cálculo das pensões, com o líder parlamentar social-democrata, Joaquim Miranda Sarmento, a referir que "há várias possibilidades em cima da mesa".

Sarmento afirma-se disponível para discutir com o Governo o modelo e só lamenta que o debate sobre a reforma da Segurança tenha começado com o anúncio de um "bónus" aos pensionistas que para o PSD se trata de um "corte" que não será reposto.

Durante o programa, Eurico Brilhante Dias não colocou de parte que a prazo seja necessário um novo pacote de medidas de combate à inflação. É preciso "saber que condições vamos ter em 2024" e depende da "análise que fizermos em 2023". O líder parlamentar socialista salienta que as condições objecticas do exercicio orçamental de 2023 são particularmente difíceis"

No debate entre os dois líderes parlamentares discutiu-se ainda a subida das taxas de juro de referência do BCE. Uma das hipóteses admitidas por Miranda Sarmento do PSD para responder a esta subida é fazer com que os juros das casas possam ser abatidos no IRS ou "bonificar os créditos das famílias com menores rendimentos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.