29 nov, 2024
A deficiente exibição do Futebol Clube do Porto em Bruxelas, frente ao Anderlecht, em jogo da Liga Europa, dificilmente poderia ter consequências diferentes, ou seja, ficou à vista o quarto desafio dos Dragões sem conseguir vencer e, ainda pior, ter comprometido, se calhar definitivamente, a sua participação na Liga Europa, para além da primeira fase que decorre.
Depois de três derrotas consecutivas, esperava-se que a equipa comandada por Vítor Bruno pudesse alterar esse rumo, mesmo tendo em conta que iria estar perante uma das boas equipas europeias, detentora de um passado relevante, com campanhas no passado que conduziram algumas das suas boas equipas a vitórias retumbantes, em diversas competições europeias.
A dois pontos do primeiro classificado na Liga Europa, a Lázio, o Anderlech ocupa agora o quinto lugar da classificação com onze pontos, tendo praticamente garantida a sua passagem à fase seguinte daquela competição europeia, dada essa confortável posição.
O Futebol Clube do Porto chegou a ter bem à vista a possibilidade de conquistar três pontos neste encontro da capital belga, no qual os portistas chegaram a estar por suas vezes em vantagem, mas diversos lapsos inaceitáveis de alguns dos seus jogadores acabaram por permitir à formação de Bruxelas chegar ao empate, que se ajustou perfeitamente às suas intenções.
Voltou assim a ser colocada em causa a continuidade de Vitor Bruno à frente da equipa azul e branca, mas a verdade é com lapsos como aqueles a que ontem à noite assistimos, dificilmente um treinador pode resistir e manter toda a determinação em prosseguir a sua tarefa.
O momento portista passa por enormes dificuldades, que poderão aumentar caso o comportamento da equipa não se altere para melhor, a começar já pelo campeonato nacional, em cuja próxima jornada defronta o Casa Pia, no estádio do Dragão.
Aos adeptos nortenhos cabe também contribuir para que as nuvens negras desapareçam do horizonte.