Siga-nos no Whatsapp
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Noite insuficiente da nossa seleção

19 jun, 2024 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O Campeonato da Europa de Futebol não começou sob os melhores auspícios para a seleção portuguesa.

O Campeonato da Europa de Futebol não começou sob os melhores auspícios para a seleção portuguesa. É verdade que venceu a congénere da Chéquia, e isso é o mais importante, mas ficaram muitas dúvidas sobre a sua exibição e, da mesma forma, quanto a algumas opções do responsável Roberto Martinez.

Vencer o primeiro jogo, averbar três pontos, e dar um passo muito importante rumo à qualificação para a fase a eliminar, tudo isso representa ter cumprido o grande e principal objetivo com que o nosso onze entrou no estádio de Leipzig.

Já a exibição viria a revelar-se insuficiente, quando se esperava exatamente o contrário.

É verdade que em torneios curtos como este do Europeu o aspeto mais importante é sempre vencer todos os jogos, mas se se puder juntar a isso a exibição de um futebol de qualidade, então o quadro apresenta-se-nos com muito melhor aspeto.

A Chéquia não tem uma grande seleção, o que ficou à vista durante todo o jogo de ontem.

Entrar em campo com a estrita intenção de defender de forma exaustiva para dificultar ao máximo a tarefa do adversário, cria uma imagem na qual acabam por não se vislumbrarem motivos para salientar de forma positiva.

Pelo que vimos, Roberto Martinez, o selecionador, terá incorrido em alguns equívocos, tanto pela forma como escolheu os onze jogadores que iniciaram o jogo, como pela opção estratégica que delineou e acabou por não dar grande resultado.

É verdade que a seleção portuguesa dominou praticamente o jogo todo, mantendo-se quase sempre no meio campo adversário, mas tudo isso se revelou insuficiente perante uma barreira onde se fixaram quase todos os jogadores contrários, Incumbidos de uma tarefa quase sempre cumprida com sucesso.

Ficaram também lições para os jogos futuros, especialmente para o próximo a realizar no sábado à tarde, frente à formação da Turquia.

Roberto Martinez não deixará certamente de introduzir na equipa nacional as alterações que o desafio de ontem em Leipzig recomenda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.