Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Glória aos vencedores, honra aos vencidos

29 mai, 2023 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Que sejam igualmente enterrados os machados de guerra.

Estão de parabéns os responsáveis do Benfica, todos os seus jogadores, e em especial o seu treinador Roger Schmidt, um quase desconhecido que chegou, viu e venceu.

Suportado por uma época de grande regularidade, ainda que com alguns pequenos períodos de intermitência, o título acabado de conquistar assenta perfeitamente no grupo que na noite de sábado foi saudado e festejado em todo o país, e em muitos núcleos espalhados pelo mundo.

As dúvidas que se mantiveram até ao jogo derradeiro, mas que se esboroaram logo aos sete minutos do jogo com o Santa Clara, quando Gonçalo Ramos inaugurou o marcador, acabaram por se transformar em momentos de consagração e emotividade, também reforçados pelo facto de o emblema da águia não ter vencido qualquer troféu nos últimos quatro anos.

Ficou igualmente confirmada a universalidade de um clube centenário que acaba de reforçar o record que já mantinha de campeonatos ganhos.

Rui Costa, o nóvel Presidente do grémio encarnado, está na base deste novo tempo do Benfica, e do sucesso que a sua equipa de futebol acaba de conquistar. É indiscutível.

Assumindo o comando de uma máquina poderosa, Rui Costa foi capaz de utilizar a sua larga experiência como jogador e como dirigente, para conduzir a nau encarnada a um tempo novo, a que pode seguir-se um período de novas conquistas, não obstante ter de voltar a contar com a oposição forte e determinada dos seus maiores e mais próximos rivais.

Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Braga e Sporting Clube de Portugal ocuparam as posições seguintes na tabela classificativa. Mas, sobretudo os portistas, pela perseguição tenaz e permanente ao vencedor da prova maior valorizaram ainda mais o seu triunfo final.

Todos têm boas razões para se lançarem ao trabalho na próxima temporada, e continuar a protagonizar um campeonato competitivo, capaz de ganhar lá fora, finalmente, os galões que continua a não poder ostentar, por razões por todos conhecidas.

E que sejam igualmente enterrados os machados de guerra que alguns andaram meses e meses a esgrimir, mas que, no fim, e para todos os efeitos, se resumem a nada, como sabemos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    29 mai, 2023 PORTUGAL 16:16
    Ao ler o último parágrafo, devo dizer que subscrevo na sua intenção, partilhando-o com os Senhores Jornalistas e Comentadores de TODOS os canais televisivos. Guerra já a temos na Ucrânia.