Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Alma até Almeida

24 mai, 2023 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Chamamos a frase do título deste apontamento a terreiro muito embora pareça não se enquadrar no tema que vamos tratar.

Com efeito, quando se diz ou escreve “alma até Almeida” pretende-se elogiar quem nunca desiste, quem leva até ao fim um trabalho árduo e perigoso, o que aconteceu no decorrer das invasões francesas, quando aí a vila raiana de Almeida resistiu aos gauleses até ao último homem.

Explicada a adaptação, falemos de Almeida, de seu nome próprio João, ciclista, que ontem escreveu uma página notável no Giro de Itália, após ter ganho a 18ª etapa, vitória que lhe permitiu ascender ao segundo lugar da classificação geral, estando agora separado por apenas 18 segundos do líder da geral, quando faltam cinco tiradas para terminar a competição, três das quais chegam ao fim, tal como a de ontem, em altitude.

João Almeida é agora apontado como o maior favorito para poder chegar ao fim do Giro como vencedor, dadas as performances que já conseguiu ao longo de duas semanas, na terceira prova maior do ciclismo mundial, logo a seguir ao Tour de França e à Vuelta a Espanha.

Ontem gigante no Monte Bondone, uma das míticas subidas do Giro, que não era visitada desde 2006, Almeida, promete dar tudo nesta ponta final difícil da prova ciclista, para poder dar uma grande alegria aos portugueses, e confirmar a sua capacidade, o que lhe permitirá passar a ser um nome forte no ciclismo internacional.

Ficamos todos à espera de mais um dia grande do ciclista nascido há 24 anos nas Caldas da Rainha, que já venceu uma volta à Polónia há dois anos, e que tudo o indica tem à sua espera muitos dias de glória em cima de uma bicicleta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.