Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Mais Sporting, mas resultado certo

30 jan, 2023 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Nota muito negativa, mais uma, para o árbitro João Pinheiro, que, não tendo registo de grandes omissões técnicas, foi um desastre no aspecto disciplinar.

No clássico da final da Taça da Liga acabou por vencer a equipa mais feliz, o FC Porto, num jogo com resultado certo, mas com exibição superior do seu adversário Sporting.

Acontece muitas vezes em futebol.

Porque os dragões marcaram dois golos e o Sporting ficou em branco, o resultado tem forçosamente de considerar-se certo. Só que, quanto à actuação de ambas as equipas na maior parte do jogo de Leiria, os leões foram superiores durante a maior parte do tempo que o desafio teve de duração.

Um inexplicável “frango” de António Adan colocou muito cedo a equipa leonina em sérios embaraços. De resto, está já não é a primeira vez que o guardião espanhol compromete a sua equipa, bastando para isso recordar desafio recentes com os portistas na primeira volta (3-0), e frente ao Marselha, a contar para a Liga dos Campeões.

No entanto, a equipa de Rúben Amorim foi capaz de reagir e contrariar esse desaire, passando, a partir daí, a comandar a partida sob todos os aspectos do jogo, o que as estatísticas da primeira parte confirmam. No segundo tempo, o jogo ficou confuso, e revestido de menor qualidade. Os portistas reagiram, sem dominar, e a partir da expulsão de Paulinho (72 min.) a sorte do jogo ficou completamente traçada.

Dando mostras de algum cansaço e alguma falta de clarividência, os dragões pouco fizeram para justificar a vitória, e a consequente conquista da Taça da Liga.

Só que os números ajudam a contrariar esta visão.

Nesta final, nota muito negativa, mais uma, para o árbitro João Pinheiro, que, não tendo registo de grandes omissões técnicas, foi um desastre no aspecto disciplinar, não conferindo a várias das suasdecisões o rigor e a imparcialidade que as leis do futebol determinam.

E, nesse aspecto, os leões têm sobejas razões de queixa.

Continua também a perceber-se a razão porque os árbitros portugueses não têm lugar nas grandes competições internacionais, sobretudo campeonatos do Mundo e da Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    02 fev, 2023 Vilamoura 00:56
    Pobre análise ao jogo, muito pouco objectiva ou melhor muito tendenciosa. Dizer que o Sporting tem razões de queixa do arbitro é no minimo hilarante para não dizer desonesto. Sim, o Wendel devia ter sido expulso (no caso pelo VAR). Sim o Paulinho foi bem expulso. Sim o Talongo devia ter sido expulso (VAR). Quanto ao Mateus Reis é até cómico ser ignorado no comentario do Sr Ribeiro Cristovão, sim devia ter sido expulso por agressão ao arbitro. O jogo foi pobre, a começar logo pelo frango do Adán, cujo arbitro não teve culpa. Como se trata de um artigo de opinião tenho que respeitar, e respeito... pena que a verdade dos factos a contrarie.
  • francisco verga narc
    01 fev, 2023 carvalhal 01:36
    os arbitros portugueses não são assim tão como os pintam são é corruptos ladrões por essa a razão que não são chamados para as finais europeias e mudiais é só analisar os casos dos emails para se ficar a saber que especie de arbitros estão no futebol portugues são uns corruptos nojentos
  • Alvaro Bota
    31 jan, 2023 Quarteira 07:52
    Vai sendo recorrente estás exibições do Sr. João Pinheiro quando dirige jogos do SCP. Será só coincidência?
  • Sandro alves
    30 jan, 2023 Paris 19:46
    Pessima arbitragem. Muito muito tendenciosa, ja se sabia....miseria
  • Manuel Vila Pouca
    30 jan, 2023 Porto 14:23
    Mais uma vez o Ti Tone, só viu o que lhe interessa. O Ti Tone diz que o árbitro esteve mal na parte disciplinar e aí, os leões têm sobejas razões de queixa. Ora vamos lá a ver. Paulinho foi bem expulso, aqui há unanimidade. Depois, se Pote mesmo tendo dado uma chapada na cara de Wendell apenas levou amarelo, o jogador do FCP devia ter sido expulso. Como devia ter sido expulso Tanlongo por agressão a Otávio e Matheus Reis por ter tocado com a testa no árbitro. Portanto, onde estão as sobejas razões de queixa dos leões? Só existem na cabeça do Ti Tone. Mas o Ti Tone esqueceu-se de falar naquele vergonhoso festival de piroctecnia que provocou danos em vários espectadores, esqueceu-se de falar na falta de fair-play dos jogadores do Sporting que não ficaram até ao fim no relvado. Quanto à justiça do resultado, as finais são para ganhar, o Sporting que fique com a vitória moral como o FCP ficou nas duas últimas. Resumindo, o Ti Tone continua fiel aos seus princípios de anti-portista primário e como a idade pesa a todos, com grandes dificuldades de visão. Nesta parte posso dar-lhe uma dica, siga o exemplo da Dona Dolores, vá à Multiópticas.