Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​A pressão que não diminui

07 out, 2022 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Entre jornadas europeias de clubes de grande intensidade, vamos ter pela frente mais uma ronda, a nona, do nosso campeonato da primeira Liga, com expectativas talvez menos pesadas do que a anterior.

Na Europa tivemos de tudo: a vitória do Porto, o empate do Benfica, e as derrotas do Sporting e do Sporting de Braga. A começar pelo mais recente, o desafio da Pedreira terminou com uma derrota inesperada dos arsenalistas. Claro que não está perdido na Liga Europa mas, a partir de agora, as tarefas da equipa portuguesa passaram a ser envoltas em maior dificuldade.

Na Liga dos Campeões, a vitória do FC Porto relançou a equipa, mantendo a partir de agora as mais legítimas aspirações quanto à qualificação para a fase a eliminar. O desafio que seguirá, com a mesma equipa germânica, apresenta-se com foros de decisivo. Contra o Bayer os portistas não foram tão contundentes quanto o haviam sido frente ao Braga mas, ainda assim, jogaram o suficiente para justificar os primeiros três pontos.

Na Luz, cheia de público e de entusiasmo, o Benfica produziu uma exibição de qualidade e “ofereceu” ao PSG as dificuldades com que até aqui ainda não tinha sido “brindado”.

Nenhuma equipa mereceu perder e ambas estiveram à beira de pode ganhar. Ficará, por isso, para a próxima semana a oportunidade do desempate.

Em Marselha, o Sporting não poderia ter estado pior, depois de um começo auspicioso para uma equipa que marcou com apenas 50 segundos jogados. Só que, assumindo um lamentável protagonismo, o guarda-redes leonino arrastou os leões para um fosso donde saíram sem concerto, desperdiçando a oportunidade de cimentar, de forma mais evidente, a sua posição de comandante do grupo.

Entretanto, amanhã teremos, bem preenchidas, uma tarde e noite em que os três grandes vão ser postos à prova. Começa o Sporting, em Ponta Delgada, onde será possível ver se Marselha causou ou não grandes estragos no grupo.

Segue-se o Benfica que volta ao seu estádio para ali defrontar o Rio Ave. São favoritos os lisboetas, sem que essa circunstância dispense aplicação que baste para arrecadar os três pontos. O empate em Guimarães não deixou boas recordações, e na ressaca de um jogo muito exigente para a Champions, será necessário ter isto em conta.

Finalmente, a fechar o sábado de futebol, o FCPorto desloca-se a Portimão, onde vai defrontar uma formação de qualidade, e em posição muito interessante na tabela.

Os dragões costumam regressar daquela cidade algarvia com saldo positivo no marcador.

E, provavelmente, é isso que vai acontecer novamente amanhã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.