Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Senhoras em frente

14 jul, 2022 • Opinião de Ribeiro Cristovão


A bola já rola por esse país fora mas, para já, é na Inglaterra que se concentram as nossas maiores atenções. É que na pátria onde o futebol nasceu, as senhoras têm estado a proporcionar-nos excelentes espetáculos, no decorrer de mais uma edição do Campeonato da Europa.

Tendo vindo a alcançar progressos notáveis, a nossa seleção feminina também participa e, pelo que conseguiu até aqui, há todas as possibilidades de continuar em frente na competição, apesar de ainda não ter vencido. Num Grupo difícil, as portuguesas começaram por empatar com a Suíça a dois golos, e ontem à noite perderam por 3-2 frente à Holanda, atual detentora do título europeu, e também vice-campeã do Mundial.

No jogo a que se assistiu, nos arredores de Manchester, as nossas jogadoras entraram bem no desafio com os Países Baixos, mas foi esta seleção a primeira a marcar, tendo chegado ao 2-0 pouco tempo depois, aos 17 minutos.

E quando parecia tudo perdido, a equipa portuguesa recuperou, chegou ao empate, e só sucumbiu devido a um golo espetacular obtido por Van de Donk, a meia hora do fim.

A formação portuguesa bateu-se até ao último apito, deixando agora a grande resolução para domingo à tarde, quando defrontar a Suécia, podendo aí garantir a sua passagem à fase seguinte, ou seja, aos quartos-de final do Campeonato europeu.

Face ao que se viu, a conclusão é fácil: o futebol feminino tem vindo a fazer progressos notáveis, impondo-se cada vez mais no concerto internacional, bastando constatar essa asserção com a frequência com que clubes estrangeiros contratam os serviços de jogadoras portuguesas.

O mérito pertence a alguns dos mais importantes clubes portugueses, que têm aberto espaço ao futebol feminino, e à Federação que continua a não regatear apoio a uma modalidade em relação à qual muitos portugueses terão ainda muitas dúvidas.

A esses recomendamos que assistam ao jogo do próximo domingo às cinco horas da tarde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.