Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​A triste justiça desportiva

08 jun, 2022 • Opinião de Ribeiro Cristovão


A história do futebol está cheia de casos que a memória não apaga, uns mais relevantes do que outros, e interpretados pelos muitos agentes que têm passado pelo futebol.

Ao longo dos tempos a justiça desportiva portuguesa tem sido zurzida de todas as formas e feitios pelos mais diversos agentes nacionais, de todos quadrantes e vestindo as mais variadas cores, reconhecendo-se que, em muitos casos, a razão está do lado dos reclamantes,

Temos assistido às situações mais diversas, protagonizadas por muitos intérpretes. A história do futebol está cheia de casos que a memória não apaga, uns mais relevantes do que outros, e interpretados pelos muitos agentes que têm passado pelo futebol.

Um dos mais recentes e, sobretudo, mais sonantes, tem a ver com o caso Palhinha.

Como se recorda, o internacional leonino foi expulso num jogo que o Sporting disputou no estádio do Bessa contra o Boavista, tendo sido expulso pelo árbitro Fábio Veríssimo por ter visto então o quinto cartão amarelo que, em princípio, o impediria de alinhar na jornada seguinte contra o Benfica, no dia 11 de Fevereiro do ano passado.

Um recurso de Palhinha para o Tribunal Arbitral do Desporto viria a permitir que o jogador voltasse a vestir a camisola dos leões nesse desafio, dando-se depois início a uma guerra judicial em que o Supremo Tribunal Administrativo acabou por dar razão à FPF, mas sem aplicar qualquer castigo ao jogador.

Depois disso, percorreu-se um longo e muitas vezes controverso caminho, conhecendo-se agora o epílogo de tudo isto. Ou seja, um ano, três meses, e trinta dias depois, portanto 455 dias após a ocorrência no estádio dos axadrezados, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol saiu a terreiro para comunicar que o caso foi arquivado, não deixando de trazer à liça a Comissão de Instrutores da Liga, à qual atribui pesadas responsabilidades.

Pelo meio, ainda a explicação de que o recurso aos tribunais cíveis não pôde ser objeto de castigo por ter sido da iniciativa do jogador e não do clube que representa que, à face da lei, não o poderia fazer.

Independentemente da divisão de culpas, a imagem que fica para o grande público ajuda a degradar ainda mais o conceito que os portugueses há muito sustentam sobre a sua justiça desportiva.

Bom seria que fosse possível inverter esta tendência mas, infelizmente, não se vê uma luz ao fundo do túnel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Caetano Miguel caetanomiguel@gmail.com
    08 jun, 2022 Amadora 13:10
    Se fosse só a desportiva estava Portugal bem.