Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Os voos e as quedas

17 mai, 2022 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O campeonato da segunda Liga, que terminou no domingo, suscitou diferentes estados de alma em diversos sectores do futebol nacional, sobretudo a nível daquele escalão.

Festa em Vila do Conde e em Lisboa, onde as respetivas equipas, Rio Ave e Casa Pia, asseguraram o direito de regressar à divisão principal, deceção na Póvoa de Varzim e em Coimbra onde dois históricos claudicaram e, sem capacidade para resistir, desceram ao terceiro escalão.

Isto, enquanto em Chaves e em Moreira de Cónegos tudo se mantém ainda em suspenso por mais uma semana, finda a qual se saberá qual dos dois irá pontificar na divisão principal na próxima temporada. No meio de todos estes nomes, alguns estão particularmente em destaque.

Desde logo, a começar pelo Casa Pia, fundado em 3 de Julho de 1920, que volta ao escalão principal 83 anos depois, tendo sido uma das sete equipas que na época de 1939/39 disputaram o primeiro campeonato da primeira divisão.

Nesse ano de estreia, os gansos ficaram em último lugar, tendo ganho apenas um dos catorze jogos do calendário.

Pelo Casa Pia passaram nomes importantes do futebol português, entre os quais se destacam

Cândido de Oliveira, Ribeiro dos Reis e Ricardo Ornelas, que viriam também a tornar-se em três dos maiores jornalistas desportivos portugueses de sempre.

Por todas as razões, os casapianos são bem-vindos ao futebol de primeira água, fazendo-se votos para que a sua presença na liga principal se prolongue no tempo, e lhes seja possível colecionar sucessos.

O Rio Ave, um clube de primeira liga, e campeão indiscutível da Liga 2, sendo por isso de salientar este seu breve regresso, e de esperar que possa chegar aos comportamentos a que nos habituou em tempos não muito distantes durante os quais, inclusive, teve capacidade para chegar às competições europeias.

Agora, venham as férias, para a seguir se começar a pensar na próxima temporada, estando já marcada para 7 de agosto primeira jornada do campeonato da primeira Liga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.