Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Falta vergonha no futebol português

29 nov, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O que se passou no Estádio Nacional, no jogo entre B-Sad e Benfica, teve repercussões na imprensa internacional. E não foram boas.

A imprensa de todo o mundo foi unânime nas críticas àquilo que se passou no futebol português no último fim de semana.

Algumas mais violentas do que outras, mas todas apontando no mesmo sentido, ou seja, aquilo que aconteceu no estádio nacional à volta do desafio entre o Benfica e o Belenenses SAD foi uma autêntica vergonha, que reforçou o descrédito de que já somos alvo há muito por esse mundo fora.

Agora é o tempo de uns passarem as culpas para os outros, estando longe de se saber a quem cabe a responsabilidade maior por tudo o que aconteceu.

O espetáculo foi deprimente, e mesmo a nível desportivo pode de vir a ter consequências muito desagradáveis. Sobretudo no que toca aos resultados finais de um campeonato, que no sábado à noite pode ter ficado ferido de morte.

Os intervenientes em tudo aquilo que se passou têm pela frente um longo caminho para percorrer. Reuniões e mais reuniões vão ter lugar a partir de hoje envolvendo as mais diversas entidades, mas olhando para o passado e para o desfecho que tem marcado os grandes casos do futebol nacional, é nossa opinião que nada vai acontecer. O passado recorda-nos a leviandade e impunidade que não têm sido alvos da uma justiça séria e atuante.

Para uns, o Belenenses SAD é o principal responsável por tudo quanto de vergonhoso se passou no Vale do Jamor, enquanto que outros não ilibam igualmente o Benfica, a Liga de Clubes, a Federação Portuguesa de Futebol, as entidades de Saúde e até responsáveis governamentais, ou seja, uma teia enorme o que ainda poderá vir a complicar ainda mais o desenrolar e desfecho do processo.

Se o momento e os factos lamentáveis que correram mundo forem aproveitados para se inverterem os comportamentos no e à volta do futebol português, haverá razão para afirmar que o tempo da bagunça acabou.

Se tudo ficar na mesma, teremos então, apenas, de ficar à espera do próximo caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • guilherme seara
    29 nov, 2021 BRAGA 08:40
    BOM DIA SR RIBEIRO CRISTOVÃO .... PARA SI QUEM E QUE TEM CULPA...? E JA AGORA QUE CULPA TEM O BENFICA...JA AGORA UM ABRAÇO