Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

O passeio inglês no Dragão

29 set, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Não se esperava tamanha derrota. É tempo de sarar feridas e ver como acaba este capítulo. No Sporting, a história é outra.

Esperavam-se dificuldades para o Futebol Clube do Porto na noite fria do Dragão.

Só que, no dia em que comemorava 128 anos, nada fazia prever que o Liverpool fosse capaz de infligir aos dragões uma derrota tão pesada que tem tudo para fazer tremer o edifício azul e branco nos dias mais chegados. E isto não apenas pelo vergonhoso resultado registado frente aos reds, mas por tudo o que se seguiu ao jogo e que vai fazer eco nas primeiras páginas desta quarta-feira.

Sem Pepe e sem Mbemba no eixo da defesa, onde os portistas costumam ser fortes, quase imbatíveis, instalou-se desde logo na equipa uma preocupação visível que se transformou em terramoto a partir do minuto 18 da primeira parte.

Aí, o Liverpool fez o seu primeiro de cinco golos e colocou a descoberto as notadas insuficiências da formação de Sérgio Conceição, e partindo para o tal passeio que raramente pareceu ser menos do que isso.

A besta negra dos portistas tem um registo notável nos últimos três jogos, seja em Liverpool seja no Dragão, ou seja, 14 golos marcados e apenas dois sofridos, contribuindo assim para fazer aumentar aquele mau presságio que se sente sempre quando o Futebol Clube do Porto defronta equipas da velha albion.

Agora há que sarar as feridas o mais rapidamente possível. O caminho ainda é longo e o prestigiado clube nortenha tem ainda pela frente muitas batalhas, tanto a nível nacional como internacional. Só que a resposta tem forçosamente de ser outra, e tentar esquecer a noite desconfortável do Dragão passou a ser agora o primeiro grande objetivo.

Entretanto, fica-se com alguma curiosidade em saber como vai Sérgio Conceição sair de tudo isto. As palavras duras que proferiu e o apelo veemente que vai fazer a Pinto da Costa constituem dois capítulos de uma história que pode ter um final desagradável.

Quanto ao Sporting, saiu de Dortmund menos beliscado do que alguns previam. É verdade que não ganhou o jogo, mas recuperou parte da imagem que perdera em Alvalade há 15 dias.

Ficou, no entanto, à vista falta de peso e experiência dos leões na Liga dos Campeões que, como reconheceu Rúben Amorim, vão ainda demorar algum tempo a conquistar.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    29 set, 2021 Funchal 17:50
    Estou curioso para ver o Benfica contra o Bayern de Munique. Nova chapa 5?