Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Quem de doze tira dez

17 set, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Dos doze pontos possíveis na primeira jornada das competições europeias da UEFA, as quatro equipas portuguesas participantes apenas conseguiram amealhar dois pontos.

No global, isto significa que o nosso principal competidor no arranjo do ranking, a França, o somatório é-nos francamente desfavorável.

Em 15 pontos possíveis, os gauleses conquistaram nove, o que lhes confere por agora uma apreciável vantagem, que poderá tornar-se muito importante se as equipas portuguesas não arrepiarem nas jornadas que vão seguir-se.

Estas contas não são insignificantes, muito embora o público, por norma, não lhes atribua especial significado. O que mais lhe interessa, antes de mais, são os resultados, depois os golos, e por fim as boas exibições.

E não há volta a dar para alterar estes conceitos, nem por cá nem noutros quadrantes, pelo que tudo isto poderá parecer Santo António a pregar aos peixinhos.

Na ressaca das três noites em que tivemos futebol europeu ao mais alto nível o saldo é francamente negativo. Salva-se a excelente exibição e o bom resultado obtido pelo Futebol Clube do Porto, porque em relação ao que sobra não há razões para embandeirar em arco.

Até o empate do Benfica sabe a pouco, tendo em conta que defrontou aquele que parece ser o menos qualificado do grupo a que pertence.

Ontem, para completar o ramalhete, o Sporting de Braga perdeu em Belgrado onde poderia ter ganho. Teve mais qualidade o seu jogo, mas o pecado maior ficou a residir na eficácia, característica onde o Estrela Vermelha lhe levou a melhor.

Entretanto, está à porta o reatamento do nosso campeonato com o Sporting a defrontar-se com a tarefa aparentemente mais complicada. Desloca-se ao terreno do segundo classificado, o Estoril Praia, este ainda sem derrotas, com quatro vitórias e um empate e, sobretudo, um apreciável saldo de boas atuações.

O Futebol Clube do Porto recebe o Moreirense, enquanto o Benfica joga na Luz, para ali receber o Boavista.

Portanto, à vista, vitórias para portistas e benfiquistas, numa jornada que lhes antevê de alguma tranquilidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    18 set, 2021 Funchal 10:15
    Onde está o grande Sporting? Só para consumo interno? E o novo Grande, que joga pouco,chamado Braga? Quando em confronto com os 3 grandes, perde quase sempre.