Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​À vista um tempo novo

09 set, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Um árbitro francês no principal campeonato português, um juiz a atuar na Liga francesa, eis o quadro com que nos deparamos neste meio de semana e que, desde logo, suscita o mais variado leque de comentários.

Não é algo que nos surpreenda. Pelo contrário, trata-se de uma notícia esperada já há alguns anos, tanta e de forma tão diversificada tem sido levantada a questão nos mais diversos sectores do futebol nacional.

Por regra, quando uma equipa tem saído prejudicada num qualquer jogo da nossa liga, sobretudo pertencente a um dos três grandes, surgia a velha cartinha contendo pedidos desesperados para aquilo que agora se torna uma realidade.

No jogo de sábado próximo a disputar na capital do móvel entre o Paços de Ferreira e o Sporting de Braga, o árbitro francês Willy Delajod vai entrar em campo para dar corpo à primeira experiência de um intercâmbio que passa também pela presença de Luis Godinho no desafio Bordéus-Lens a disputar na capital do vinho.

Delajod, com 29 anos de idade, é internacional, e tornou-se no mais jovem árbitro de sempre do da primeira liga francesa, já dirigiu jogos da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência, para além de vários jogos particulares de seleções. Tudo isto reforça a curiosidade à volta do trabalho que vai desenvolver no campeonato português.

A antiga reivindicação de vários agentes, agora atendida, abre portas a um tempo novo que poderá atingir proporções mais alargadas num futuro mais ou menos próximo.

O entendimento entre as duas federações nacionais poderá assim alargar-se a outras congéneres.

Por agora fica a expectativa sobre a valia desta experiência e desta inovação.

Se o primeiro exemplo frutificar, teremos à nossa frente um tempo novo no seguimento das muitas outras novidades que o futebol nos tem oferecido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.