Tempo
|
Euranet
Revista de Imprensa Europeia
A+ / A-
Arquivo
Revista de Imprensa de temas europeus (06/07/2016)

Revista de Imprensa

Sanções adiadas. E ainda o Brexit

06 jul, 2016 • Manuela Pires


A saída do Reino Unido da União Europeia continua a ter eco nos jornais e o El Pais diz que a libra continua a sofrer, atingindo mínimos históricos, abaixo do 1,30 dólares.

A decisão da Comissão Europeia sobre as sanções a aplicar a Portugal e a Espanha continua a ser destaque na imprensa.

O Público garante que Bruxelas não vai castigar Portugal por exceder o défice em 0,2 por cento e que a decisão segue para os ministros das Finanças, que se reúnem dia 12.

De acordo com o Público, na reunião de ontem nenhum dos comissários presentes defendeu abertamente a aplicação de sanções a Portugal e a Espanha. Os comissários debateram principalmente se os dois países fizeram os esforços necessários nos anos anteriores para corrigir os défices …

O Jornal de Negócios avança que as sanções não atam nem desatam e que a Comissão passou a bola para os ministros das Finanças.

O Diário de Notícias diz que a Comissão Europeia quer que o ECOFIN se pronuncie sobre o procedimento dos défices excessivos antes de tomar uma decisão sobre as sanções a Portugal e Espanha.

A saída do Reino Unido da União Europeia continua a ter eco nos jornais e o El Pais diz que a libra continua a sofrer, atingindo mínimos históricos, abaixo do 1,30 dólares.

No El Mundo, a notícia da estratégia do ministro das Finanças espanhol. Luis de Guindos está em Londres para tentar levar para Madrid a sede da banca norte americana. Com Londres fora da União, Itália, Irlanda e outros países europeus também estão na corrida.

A Goldman Sachs, Cyti, Jp Morgan precisam de ium passaporte comunitário para operar em todo o território da união europeia e até agora operavam a partir de Londres, mas agora tudo muda. O ministro espanhol quer atrair estes bancos para Madrid …

A banca é nesta altura o maior problema da Europa, na opinião de Barry Eichengreen, expressa em entrevista ao Jornal de Negócios. O professor da Universidade da Califórnia defende um programa europeu de recapitalização , porque o PIB do Euro está pior do que na grande depressão nos anos 30.

Eichengreen receia que a Europa faça apenas o necessário para evitar o colapso ….

Em Portugal. o Governo apresenta, esta quarta-feira, o mecanismo para acelerar os investimentos no âmbito do Portugal 2020. O Público diz que as empresas que antecipem os investimentos este ano vão ter uma majoração nos fundos comunitários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.