Tempo
|
Euranet
Revista de Imprensa Europeia
A+ / A-
Arquivo
Revista de Imprensa de temas europeus (23/03/2016)

Revista de Imprensa

​Portugal lança reformas com dinheiros comunitários

22 mar, 2016


O Governo resolveu lançar um plano de reformas para financiar o país com dinheiro de Bruxelas.

Começamos pelo “Público” que escreve em manchete “Governo lança plano de reformas para financiar o país com verbas da União Europeia”. Segundo o jornal, “António Costa quer aumentar as transferências dos fundos europeus para potenciar o financiamento à economia. Para tal vai tentar utilizar o Plano Nacional de Reformas, que terá de ser entregue em Abril”.

“Este é o momento para o investimento público”: o aviso do Banco Central Europeu é título no “Negócios”. “O BCE continua a sinalizar aos Governos que a situação é grave e não pode fazer tudo”.

“Mercados optimistas: é este ano que Portugal cumpre o défice”. É um dos títulos na primeira do “Diário de Notícias”. O “DN” cita analistas para dizer que o “país está no grupo de 20 membros da União Europeia que conseguirão respeitar o limite de 3% do PIB no défice. Croácia e Espanha podem escorregar”.

No âmbito do acordo sobre os refugiados, o “Diário de Notícias” conta que Portugal vai enviar elementos do SEF para a Grécia. Os peritos nacionais integram um contingente de 1500 agentes e 40 especialistas europeus que vai ser colocado na fronteira Grécia-Turquia.

O êxodo de refugiados em destaque também no “i”. O jornal publica hoje uma grande reportagem sobre o dia-a-dia de milhares de sírios na sua viagem para a Alemanha. “Diz que cada refugiado paga 5500 euros para ir de barco da Turquia para a Grécia e 57 euros por um colete falso”.

O espanhol “El País” escreve na primeira página que a Grécia está a transformar os centros de acolhimentos de refugiados e imigrantes em centros de detenção. A mudança aconteceu na sequência do acordo entre a União Europeia e a Turquia.

O “New York Times” diz que o acordo Bruxelas-Ancara pode desacelerar o fluxo de migrantes e refugiados já nos próximos dias. Só em Janeiro e Fevereiro – acrescenta – mais de 123 mil pessoas chegaram à Grécia.

O “El Mundo” diz que haverá, pelo menos, dois anos de limbo comercial em caso de Brexit. De acordo com a Moody’s, se o Reino Unido sair da União Europeia este é o tempo que vai levar a redefinir as relações com Bruxelas.

Na imprensa francesa é notícia o ataque de ontem à noite contra a missão da União Europeia no Mali. O “Le Monde” diz que um assaltante foi morto no hotel de Bamako onde estão instalados os militares da União Europeia que ali estão a dar formação.

O “Le Fígaro” adianta que o ataque foi levado a cabo por dois homens armados. Não fizeram feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.