Tempo
|
Euranet
Revista de Imprensa Europeia
A+ / A-
Arquivo
Revista de Imprensa de temas europeus (23/02/2016)

​“Selva” de Calais prestes a ser arrasada

23 fev, 2016


Esta manhã nos jornais está o ultimato feito pelo autarca de Calais. Às 8 da noite termina o prazo para a retirada de milhares de imigrantes que estão num gigantesco acampamento à espera de entrar no Reino Unido. Um local que já ficou conhecido como “A Selva”.

O jornal “Le Monde” conta que a ordem de evacuação pode não se concretizar, uma vez que oito associações que estão no terreno e que ajudam os imigrantes pediram a suspensão da medida, a decisão vai ser anunciada ao início da tarde.

O “Liberation” diz que, mesmo com a destruição da zona sul, o problema mantém-se. Às 20 horas, homens, mulheres e crianças devem abandonar este local. O ministro do Interior Bernard Cazeneuve já garantiu que a retirada vai ser progressiva e vai ter em conta o respeito e a dignidade das pessoas.

O “Jornal de Notícias” conta que no passado domingo o actor Jude Law visitou este campo de refugiados para tentar sensibilizar David Cameron a acolher crianças que vivem no campo e que têm familiares no Reino Unido. O actor conseguiu mobilizar outros artistas como o actor Colin Firth. A visita de surpresa serviu de alerta à iminente expulsão de centenas de pessoas, uma vez que as autoridades se preparam para demolir mais de dois terços do terreno.

A saída do Reino Unido da União Europeia é outro tema que ainda dá muito que falar. Esta manhã o “Diário de Notícias” traça o perfil de Boris Johnson, o “mayor” de Londres que apelou ao Não no referendo e que pode assegurar 10 por cento do eleitorado. Conhecido pelas gaffes e pelas situações mais insólitas, o líder dos Liberais Democratas, pró-europeu, diz que ele “é cínico, um político profundamente ambicioso que está a usar o referendo como uma porta dos fundos para chegar ao número 10 de Downing Street”.

No “Times”, há uma carta assinada pelas principais empresas britânicas. Os patrões avisam que a saída do Reino Unido da União Europeia pode pôr em risco a economia britânica e milhões de postos de trabalho. Os gestores de grandes empresas como a British Telecom, Marks & Spencer ou BP juntam-se para argumentar que o acesso ao mercado único europeu tem permitido às empresas crescer e criar empregos. A carta, assinada por patrões de 36 das empresas que estão cotadas na Bolsa de Londres é uma importante ajuda ao Primeiro-ministro David Cameron, que vai fazer campanha pela permanência do Reino Unido na UE no referendo marcado para 23 de Junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.